02 outubro, 2016

Depois da Geórgia, Papa visita o Azerbaijão




(RV) Depois da visita à Geórgia o Papa Francisco já se encontra em Baku, capital do Azerbaijão onde cumprirá um dia de visita àquele país nesta sua 16ª Viagem Apostólica internacional. Uma visita de caráter essencialmente de diálogo inter-religioso. Os católicos no país são cerca de 0,01% da população.

O Airbus da Alitália aterrou no Aeroporto Internacional Guidar Alíev às 9.30h locais e o Santo Padre foi recebido pelo Vice-Primeiro Ministro Yarub Eyubov. O Núncio Apostólico no Azerbaijão Dom Marek Solczynski, também Núncio na Geórgia e Arménia,  estava no voo vindo de Tibilisi.

Houve uma breve cerimónia de boas-vindas, somente com a apresentação da Guarda de Honra, sem que fossem entoados hinos ou proferidos discursos.

Do Aeroporto, Francisco seguiu para a Igreja da Imaculada, distante 23 km, para presidir a uma Missa para centenas de fiéis.

O Papa João Paulo II já havia realizado uma breve viagem apostólica à cidade de Baku entre 22 e 23 de maio de 2002. O centro histórico da cidade está dentro de uma antiga fortaleza, sendo declarado Património da Humanidade pela Unesco no ano 2000.

A realidade católica no país é pequena: os católicos são 560, existe uma só paróquia, 7 sacerdotes religiosos, 10 religiosos, 5 religiosas, 1 seminarista, 1 Instituto de educação e 1 de beneficência. Foram 14 os batizados no último ano. A pequena comunidade dos salesianos, que representa todo o clero do país, é formada por 6 sacerdotes, 3 Irmãos e um jovem azero em formação para tornar-se diácono.

94,8% da população de 9,5 milhões de habitantes é de religião muçulmana. Os cristãos representam 3,5% da população, sendo a maioria ortodoxa. Os católicos no país são cerca de 0,01% da população.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário