10 julho, 2010

Instrumentos Práticos para o Serviço – V

Ensinar

Por Jim Murphy, Director do Instituto Internacional de Formação de Líderes Carismáticos,
ICCRS – Secretariado Internacional do Renovamento Carismático Católico


Saibam quando devem pedir ajuda

Algumas pessoas precisam de tratamentos médicos, não são más pessoas, não estão possuídas, apenas precisam de tratamento médico.

Outras pelo contrário não precisam de recorrer ao médico, porque estão de tal maneira envoltas no pecado que o que necessitam é de confissão. Nós podemos ser como que os primeiros socorros, aqueles que estancam a hemorragia. Mas não somos a resposta para os problemas de toda a gente.
Podemos ser a Equipa de Primeira Reposta, mas não somos tudo para essa pessoa.

Deus pode usar-nos para lhe salvarmos a vida! Mas pode não nos pedir para fazermos tudo.

VI- O uso dos carismas

2 Tim 1, 6 - “Por isso recomendo-vos que reacendas dom de Deus que se encontra em ti em ti, pela imposição das minhas mãos”.

O que Paulo disse antes disso foi: Timóteo, tu és grande! Eu conheço a tua família, eles são grandes, Deus está contigo e, por causa disso, tu precisas de fazer alguma coisa.

Timóteo supostamente deveria agir de acordo com o dom que Deus lhe havia dado!

Se é um dom, porque é que tenho que fazer alguma coisa?

Se temos que o trabalhar, como pode ser um dom?

Temos que tomar conta, cuidar, alimentar os nossos dons. Deus deu-nos carismas. Eles são dons gratuitos. Nós não os ganhamos, não os merecemos. Temos é que os colocar ao serviço. Nós somos responsáveis de tomar conta dos carismas que nos são confiados.

Paulo diz-nos para não negligenciarmos os nossos carismas: pois é da natureza humana os negligenciarmos.

Quando eu percorria o Texas eu vi moinhos de vento puxando a água para o deserto. Se as pás se partissem não poderiam responder ao vento. Aqueles que não tinham todas as pás andavam à roda de uma forma não ritmada. Enquanto aqueles que tinham todas as pás, que tinham sido conservados e cuidados, transportavam muita água para o deserto.

Á volta destes moinhos haviam muitas plantas e muitas mais em crescimento. Havia Vida!

Isto é análogo à nossa situação, nós somos os moinhos, o Espírito é o vento, temos que reagir ao Espírito e ao fazê-lo transportamos a água para o deserto.

Quais são as pás?

1. ORAÇÃO

Não existe algo que possa substituir a oração. As pessoas dizem: “eu ouço música cristã enquanto conduzo”. Eu diria que isso é óptimo, mas temos que ter verdadeira oração.

Existe um enorme número e género de orações. Não importa o que façamos, mas precisamos de rezar. Jesus levantava-se, enquanto ainda era de noite, para rezar, como por hábito. Se Ele precisava de rezar, nós certamente precisamos muito mais!

2. SACRAMENTOS

Temos sorte de estarmos nesta Igreja. Mesmo num mau dia os Sacramentos estão lá.

Uma vez eu estava de mau humor, secretamente abusando de todos os que estavam à minha volta na Igreja, estava a passar por muitas emoções ... e quando estava prestes a receber a comunhão compreendi onde estava!

Deus disse-me que Ele não tinha tirado os olhos de mim durante a missa, que eu deveria estar mais atento durante a missa, no entanto Ele estava atento a mim.

Os Sacramentos são importantes para todos os cristãos, mas para nós líderes eles devem de ser especialmente importantes, diria mesmo vitais.

3. ESCRITURAS

Jo 8, 31-32 – “se permanecerdes fiéis à minha mensagem, …, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres”

Vivemos na Palavra de Deus? Ou é algo que simplesmente lemos?

Devemos permitir que a palavra viva em nós. Ela tem que tocar tudo em nós, porque também nós pegamos em tudo o que nos rodeia. Por exemplo, se andarmos com uma pessoa que jure, então, nós também vamos jurar. Apreendemos o lixo e livramo-nos do lixo.

Se apreendemos a Palavra de Deus, deixemos que ela nos toque. É nela que nos vamos tornar. Não podemos controlar aquilo que o mundo nos oferece, mas podemos controlar se nos colocamos ou não na Palavra de Deus.

Pessoas medíocres e grandes pessoas – a diferença é viver na Palavra de Deus ou não.

4. COMUNIDADE / RELAÇÕES

A cristandade nunca foi uma aventura solitária.

Team (Grupo):
Together Each Accomplishes More (Juntos cada um alcançará mais).

A alegria está no estarmos juntos. Nós precisamos de comunidade. Todos precisamos de amigos. Precisamos de pessoas em quem confiar, com quem contar. Pessoas com as quais possamos ser nós mesmos nos nossos piores dias.

5. SAÚDE PESSOAL

Deus quer que sejamos seres humanos! Precisamos de cuidar de nós mesmos. Necessitamos de descansar e de relaxar. Necessitamos de tirar um dia e fazer coisas que não são particularmente profundas ou santas – ir jogar bowling, ver futebol, pescar, relaxar somente!

Trabalhamos por tensão e relaxamento – tal como os músculos! No meu braço enquanto um músculo relaxa o outro entra em tensão. Nós somos construídos para relaxar e entrar em tensão.

Muita gargalhada, muitas parvoíces e muitas pessoas não é mau! Isso não faz de nós “carnais” – mas humanos!

Precisamos de dormir o suficiente! É bom para nós relaxar e dormir. O Papa João XXIII costumava rezar todas as noites: “É a Tua Igreja Senhor, eu vou para a cama”!

Se constantemente vocês se desligarem de vós mesmos para servir os outros, então algo está errado.

A fase final desta saúde pessoal é o exercício.

Um Exemplo:

Eu conheço um padre que tinha um verdadeiro ministério de libertação que lutava com maus ataques espirituais. Ele foi ter com o seu director espiritual que lhe disse para praticar algum exercício, andar meia hora por dia sem rezar durante esse tempo. Ele respondeu que estava muito ocupado e que não tinha qualquer intenção de fazer qualquer exercício.

Mas o director obrigou-o a fazê-lo. Ele fê-lo. A princípio ficou furioso e depois foi compreendendo que estava a gostar. Ele estava a relaxar. O exercício ajudou-o. No final, os ataques desapareceram.

Temos um corpo! Estejamos atentos a isso.

Obs.: Com este texto concluímos a série ‘Instrumentos Práticos para o Serviço’ sobre o tema ‘ENSINAR’, publicada nos números 69, 70, 72 e 75 do LABAT.
Labat n.º 75 de Setembro de 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário