25 julho, 2019

RCC da Diocese de Lisboa - Programa e Calendário 2019 - 2020



Programa e Calendário para 2019 - 2020

(Lisboa, 18 de julho de 2019)


PROGRAMA


O Programa do RCC Diocesano de Lisboa vai ter como matriz o Programa Pastoral da Diocese, este publicado em 29 de junho de 2019 e que tem como tema: SAIR COM CRISTO AO ENCONTRO DE TODAS AS PERIFERIAS (CSL, N.º 53). Na Apresentação do Programa Diocesano, reafirma-se que ele é a continuação da receção da Constituição Sinodal de Lisboa, ora dedicada a este tema sem esquecer naturalmente o objectivo transversal de «fazer da Igreja uma rede de relações fraternais para o triénio ainda em curso.

O Renovamento Carismático Diocesano vai ter em conta também o Calendário Diocesano previsto para o Ano Pastoral 2019-2020, essencialmente as datas mais marcantes. E dentro delas destacam-se o Dia da Solicitude (18 de outubro de 2019) o Congresso da Pastoral Social (15 e 16 de maio de 2020) e a Semana Vicarial da Caridade (em data a escolher por cada Vigararia). Propõe-se ainda que o tempo Pascal do novo Ano Pastoral seja vivido de uma forma muito especial, tendo em conta a presença e acção do Espírito Santo na Igreja, aliás tema muito querido para o Renovamento Carismático.

Certamente que não nos queremos antecipar às instruções que, ao longo do ano vão ser ainda emitidas pelos vários Departamentos da Diocese e que procuraremos integrar e respeitar na actividade do RCC-Diocesano; no entanto cumpre-nos desde já definir as grandes linhas programáticas do RCC e, ao mesmo tempo, calendarizar as acções que pretendemos levar a efeito, tendo como pano de fundo o Programa Pastoral da Diocese.

Tendo em conta os subsídios que recebemos de alguns grupos de Oração, e que agradecemos, e tendo também em conta que vamos viver com muita intensidade um ano dedicado à Caridade, tal como nos é pedido pelo Senhor Patriarca, entendemos sugerir e propor o seguinte:

- Que cada Grupo de Oração ou pelo menos alguns membros mandatados pelo grupo, saiam da sua zona de conforto, enquanto os outros ficam na retaguarda acompanhando com a oração, mas que todos se comprometam e predisponham à acção evangelizadora e caritativa da Igreja, tendo em conta as periferias geográficas e existenciais da nossa sociedade.

a) Detetando, analisando e procurando resolver as situações que estão ao nosso alcance, designadamente, com o apoio e acompanhamento a pessoas idosas que vivem sozinhas (diálogo, apoio à sua dignidade de filhos de Deus, devolução da esperança, higiene, oração com eles, etc);

b) Organizando visitas a lares da 3ª idade onde algumas pessoas se encontram abandonadas pela própria família;

c)  Visitando e assistindo a pessoas doentes e carecidas do essencial;

d) Detetando situações de jovens que estão na “valeta da vida” mas procurando ajudá-los na sua recuperação, apelando à sua dignidade;

e) Ajudando crianças em situação de risco e casais desavindos, situações de violência, pedindo a colaboração das entidades oficiais quando e se for julgado necessário;

- Articulação entre os Grupos de Oração:

Desenvolver a solidariedade entre os membros dos Grupos e dos Grupos entre si.

a) Organizar encontros entre grupos, usando o critério de vizinhança ou qualquer outro critério de afinidade. Deverá ser dado conhecimento à ESD sempre que possível.

b) Abertura a outros grupos da paróquia, procurando reunir e trabalhar com eles em comunhão fraterna. Que o RCC trabalhe naquilo que lhe é pedido, sem nada exigir, sempre na humildade e sem a preocupação de qualquer visibilidade, mas apenas empenhados no amor a Cristo e aos irmãos.

c) O Senhor Patriarca propõe ainda que se dê uma especial atenção à presença e acção do Espírito Santo no Tempo Pascal, tema que é tão querido ao RCC. Pois, assim sendo, a ESD sugere que se crie grupos de dramatização a nível ”regional” (participação de vários grupos, sem a preocupação de grande rigor técnico ou artístico) com a atuação (exibição) dos quais se dê a conhecer que o “Espírito Santo é o dom essencial do Ressuscitado e verdadeira alma da Igreja, da evangelização e da caridade”.

- Na Paróquia

a)    Disponibilidade e total colaboração com o pároco, nunca esquecendo que é ele o responsável pastoral pela área geográfica da paróquia 

b)   Se o pároco assim o entender, que o Grupo de Oração se proponha a colaborar no acolhimento em missão na Igreja

c)    Com autorização do pároco que o Grupo de Oração, por si ou em colaboração organize e distribua uma pequena síntese, ao ritmo semanal (pode ser uma frase), relativa aos tempos litúrgicos que se vão vivendo ao longo do ano.

CALENDÁRIO (2019 - 2020)


Encontros na Igreja de Santa Maria dos Olivais e outros eventos

15 de setembro de 2019 – Igreja Santa Maria dos Olivais

19 de outubro de 2019 (aprovação de contas) – Sede, Trv. das Courelas, 2, Olivais Velhos, Lisboa 

15 de dezembro de 2019 – Igreja Santa Maria dos Olivais

05 de Janeiro de 2020 – Assembleia do Aniversário (Santuário de Nossa Senhora da Nazaré – “Nazaré”)

16 de fevereiro de 2020 – Igreja Santa Maria dos Olivais

21 e 22 de março de 2020 – Retiro em Fátima

31 de maio de 2020 – Festa do Pentecostes – Igreja Santa Maria dos Olivais

21 de junho de 2020 – Igreja Santa Maria dos Olivais

11 de julho de 2020 (aprovação de contas) – Sede. Trv. das Courelas. 2 – Olivais Velhos, Lisboa

Para os encontros em Santa Maria dos Olivais, utilizar-se-á a metodologia do ano passado. Em princípio não haverá celebração da Eucaristia, dedicando-se mais tempo ao louvor, ensinamento, leitura orante da Palavra e grupos de partilha.

Finalmente e tendo em conta o que legalmente se encontra estabelecido e as orientações recebidas, urge propor e informar os Grupos de Oração do Renovamento Carismático da Diocese de Lisboa ainda do seguinte:

a) Que toda e qualquer actividade do Grupo na paróquia seja sempre conduzida com conhecimento e na obediência ao respectivo pároco;

b) Sabemos que grande parte dos grupos de oração estão “envelhecidos”, então vamos colocar os jovens e os casais mais novos no centro das nossas preocupações. Não lhes fechemos as portas, convidemo-los e recebamo-los, não impondo, mas propondo, correndo o risco da sua eventual irreverência. Para o efeito e para melhor aprendermos a lidar com eles, que cada grupo promova o estudo e reflexão da Exortação Apostólica Pós-Sinodal «Christus vivit». Este estudo é indispensável. Peça-se ajuda ao pároco que, certamente, colaborará na medida das suas possibilidades;

c) Que cada Grupo de Oração pratique com mais fervor a leitura orante da Bíblia (Lectio Divina) e incentive a oração das Horas Litúrgicas;

d) Promovam o uso das técnicas da informática para a união e comunhão entre todos, designadamente através do envio de mensagens, e-mails, facebook, etc, pedindo aos jovens a sua colaboração e assim comprometendo-os neste serviço;

e) Na humildade e obediência, pedimos muita oração, muita oração, muita oração, rezando uns pelos outros, sabendo que a nossa oração, mesmo quando é individual é sempre oração da Igreja.



                                      Pela Equipa do Serviço Diocesano de Lisboa

                                                  Diac. Armando Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário