10 julho, 2010

Instrumentos Práticos para o Serviço - II

Ensinar

Por Jim Murphy, Director do Instituto Internacional de Formação de Líderes Carismáticos, 
ICCRS – Secretariado Internacional do Renovamento Carismático Católico

2.  A preparação do Ensinamento

Suponhamos que Deus nos mostrou sobre o que devemos falar. Então procuremos fazer o nosso ensinamento numa única frase.
Se não o conseguirem fazer numa frase então 3000 frases não vos ajudarão!

Exemplifiquemos:
Usemos o exemplo da cruz . A frase talvez possa ser: “experimentar a misericórdia de Deus através da cruz de Jesus Cristo”.
Uma vez que esta frase me tocou, me iluminou, e me questionou, alcançou o meu coração. Então eu poderei começar a construção do meu ensinamento Instituto Internacional de Formação
de Líderes Carismáticos,.

Imaginem que eu tenho, a partir de agora, mais duas semanas. Devo rezar a Deus “Senhor, eu quero mostrar o quanto a misericórdia de Deus pode ser experimentada através da cruz. Mostra-me o que posso agora dizer sobre isto. Eu quero poder transmiti-lo e ensinar as pessoas sobre isso.”
Tenham sempre papel à mão, e à medida que forem vivendo, passagens ou histórias que virão à vossa mente, escrevam-nas. Escrevam todas as ideias e imagens.
Depois de 3 ou 4 dias, imensa informação vai ao nosso encontro e seremos como que uma esponja que absorve tudo.
Perguntem aos amigos o que eles pensam sobre o tópico e escrevam!
Se tiverem este tempo não tentem fazer com que o ensinamento aconteça, deixem-no imergir pedaço a pedaço, peça a peça.

Destinatários
Não se esqueçam igualmente das pessoas para as quais o ensinamento vai ser dirigido. São crianças? Antigas prostitutas? Poderosos homens de negócios?
Temos que estar preparados para fazer um ensinamento para aquelas pessoas em concreto.
Falar para crianças é totalmente diferente do que falar para adultos. A mensagem central é a mesma, mas a preparação é diferente.
Seguidamente, destinem a isso um tempo. Peguem em todos os vossos papéis. Não os ponham por qualquer ordem. Apenas olhem para eles e rezem. Vejam qual é o que vos apela mais fortemente, qual é que parece correcto.
O facto de terem 5 passagens bíblicas e apenas escolherem uma ou duas não vos torna más pessoas. No processo de escreverem coloquem não somente no papel, mas também dentro de vós. Ficarão para o futuro!
Usem apenas as mais apropriadas, não é preciso usarem tudo. Agora vejam quais são as que estão mais agarradas a nós. Podem usar folhas pequenas, porque elas são móveis e não precisam de estar agarradas a uma determinada ordem. Assim podem alterar a ordem sempre que acharem necessário.

Esboço
Criem para vós mesmos um esboço: num pedaço de papel escrevam a vossa frase principal
“A misericórdia de Deus encontra-se na cruz”
Agora pensem no que podem dizer para os prepararem para receber esta frase. Como vou começar este ensinamento? Posso começar com uma questão! Talvez, vá começar com uma história. Ou, então com um facto interessante.

Encerramento final
Comecem então o ensinamento. Marquem o ponto principal. Depois levem o ensinamento até ao encerramento final.
Para encerrar podem ler uma passagem bíblica, ter tempo para exercer um ministério, terminar com uma oração. Pensem no final!
Olhem nesta altura para os momentos de transição. Pensem em histórias que os liguem uns aos outros.

Atitude
Fizeram então um esboço simples. Olhem agora para os vossos papeis. Sejam criativos. Joguem com eles e relaxem com isso. Não digam: “bem tenho uma hora”.

A preparação evangeliza-nos
A preparação para um ensinamento também vos evangeliza!
É melhor não sobrecarregar as pessoas, não queiram ler dois capítulos da Bíblia! O que vocês procuram é uma mensagem específica que possa ungir e transformar vidas.
É melhor usarem algumas passagens curtas do que uma passagem longa. Notas em post-it são muito úteis! Tenham-nas nas vossas Bíblias para encontrarem o lugar certo. Podem ter uma seta que vos indica o local exacto da página.
Digamos que num ensinamento nós usamos 3 passagens das escrituras. Sublinhem-nas! Quando estão em frente das pessoas toda a vossa preparação tende a sair pela porta fora, então a vida torna-se muito mais fácil se vocês tiverem sublinhado e realçado os pontos importantes.

A comunicação e entrega
Não pensem que ter as palavras escritas é tudo. As palavras em si próprias não são tudo.
As mesmas palavras podem ser completamente alteradas pela maneira como é feita a apresentação.
Nós somos motivados por gestos, por mudanças de voz. Falar mais alto e mais rápido significa que as pessoas estão excitadas. Falar devagar, suavemente, baixo cria um interesse na sala. As pessoas apoiam-se para a frente, imaginando o que vem a seguir.
Daí a importância da comunicação / entrega do ensinamento, que será apresentado na pasta a seguir: "Instrumentos Práticos para o Serviço - III".


Labat n.º 70 de Março de 2007

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