10 outubro, 2010

4-8: Dom ou conquista?

Série: 'Oração e Vida'

Pelo que dissemos anteriormente todos já nos apercebemos que a oração, a arte de rezar, é mais dom que conquista, ou melhor, é puro dom, graça dada dum modo gratuito. Se é verdade que a nós nos compete insistir, rezar para aprender rezando, é também verdade que o nosso esforço seria infecundo se Deus não nos desse o dom da oração.
Então precisamos de começar a via da oração pedindo, pedindo muito, insistindo na súplica. Não nos cansarmos de pedir.
Pedir ao Pai e dizer-Lhe: Pai Santo ensina-me a orar. Pai faz-me entrar na comunhão Contigo. Pai dá-me sede dessa comunhão. Pai vem em meu auxílio e ensina-me a orar. Pai faz-me ser um filho em oração e em intimidade. Pai dá-me o teu Espírito de oração. Pai ensina-me a arte do diálogo orante. Pai faz-me entrar no silêncio interior, para rezar mais e melhor...Pegar nestas jaculatórias, ou noutras do mesmo género e repeti-las com a alma, com fé, com desejo de crescer na oração.
Não parar, não nos cansarmos de pedir ao Pai este dom precioso.
Pedir ao Filho e dizer-Lhe: Jesus, Homem Orante ensina-me a rezar. Jesus em comunhão íntima com o Pai, ensina-me e orar. Jesus, contemplativo na acção dá-me a graça de Te imitar. Jesus orante em deserto, dá-me esse dom da oração silenciosa. Jesus, orante na Ceia, faz-me rezar à tua semelhança. Jesus, orante na Agonia, ensina-me essa arte de orar.
Jesus orante na Cruz, morrendo a rezar, ensina-me a orar sem cessar. Jesus orante no Céu, sempre a interceder por nós, dá-me a graça de aprender a rezar mais e melhor. Jesus Filho, em diálogo de amor com o Pai, ensina-me a imitar-Te. Jesus a orar na vida, no meio da multidão, dá-me a graça de uma oração incessante...Pegar nestas jaculatórias, ou noutras no mesmo sentido, e repeti-las vezes sem conta, com alma e fé, com desejos de crescer na oração.
Não parar, não nos cansarmos de pedir a Jesus, o Filho Orante, o Homem Orante, a graça preciosa, duma séria e cuidada oração.
Pedir muito ao Espírito Santo e dizer-Lhe: Espírito Santo, ensina-me a rezar. Espírito, alma da minha alma, ajuda-me a rezar melhor. Espírito, Mestre interior, dá-me a graça duma melhor oração. Espírito de sabedoria, vem em meu auxílio e ajuda-me a orar. Espírito Santo, luz divina, ilumina os caminhos da minha oração. Espírito Orante, ensina-me a rezar, a contemplar. Espírito, Mestre interior, vem em meu auxílio e ensina-ma a arte de rezar. Espírito que fizeste místicos e santos, dá-me a graça duma boa oração.
Espírito de Fortaleza, ajuda a lutar, a fazer esforço para poder rezar melhor... Pegar nestas jaculatórias ou noutras do mesmo género e pedir muito ao Espírito o dom da oração. Não parar, não nos cansarmos de suplicar ao Espírito este dom.
Ele é o Mestre interior, só Ele nos pode fazer crescer na vida espiritual. Rezar, pedir, suplicar.
Pedir muito a Nossa Senhora e dizer-Lhe: Maria, Mãe, ensina-me a rezar. Maria, Mulher Orante, ajuda-me a rezar mais e melhor. Maria, orante no louvor do Magnificat, faz-me rezar como Tu. Maria, na oração de oferta no Templo e no Calvário, ensina-ma a arte de orar, mais e melhor. Maria em oração no Cenáculo com os discípulos, reza comigo e alcança-me o dom do Espírito.
Maria, Mãe, no Céu sempre a interceder, dá-me a graça de Te poder imitar... Pegar nestas jaculatórias, ou noutras do mesmo género e pedir muito à Senhora a arte da oração. Não parar, não nos cansarmos de pedir, de rezar.
Ir rezando ao Pai, ao Filho, ao Espírito, a Maria. Repetindo e interiorizando a oração. Não nos cansarmos de pedir o dom da oração, pois esta é sempre graça.

Dário Pedroso SJ
Labat n.º 70 de Março de 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário