22 outubro, 2010

Carta do Cardeal-Patriarca de Lisboa aos Párocos e às comunidades cristãs do Patriarcado de Lisboa

 Lisboa, 20 de Outubro de 2010 

Queridos Irmãos e Irmãs,

O Santo Padre Bento XVI iniciará o Advento com uma Vigília, por ele presidida, na Basílica de São Pedro, intitulada ³Vigília pela Vida Nascente´ e pede a todos os Bispos para o acompanharem, presidindo nas suas Dioceses, a uma Vigília. Aceitamos o convite do Santo Padre e convocamos para o Mosteiro dos Jerónimos, no dia 27 de Novembro, às 21h30m, uma vigília diocesana.
O Advento é preparação para a festa do nascimento de Jesus Cristo, Ele que é a fonte da vida e a sua plenitude vivida por um Homem. “Eu vim para que as ovelhas tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo. 10.10).
Neste desafio do Santo Padre, a expressão “vida nascente” refere-se, antes de mais, ao nascimento de Jesus, o Verbo eterno de Deus, nascido como Homem do seio da Virgem Maria. 
Todos estamos conscientes das agressões à vida, a esta busca da plenitude da vida, no nosso mundo contemporâneo. A Igreja está ao serviço da vida. Ela é “o povo da vida”, como afirmou João Paulo II. Ela acredita que toda a vida brota de Deus, que Jesus Cristo é a sua plenitude humana e a fonte da força que nos permite lutar pela verdade da vida, em todas as suas etapas e expressões. No seu convite, o Santo Padre afirma: Nesta Vigília celebrada por todas as Igrejas particulares, pediremos graça e a luz do Senhor para a conversão dos corações e daremos um testemunho eclesial comum para uma cultura da vida e do amor”. Esta Vigília situa-se, assim, no dinamismo da Nova Evangelização, tema da minha recente Carta Pastoral.
Esta Vigília preparará o nosso coração para iniciativas próximas do Santo Padre, tais como as Jornadas Mundiais da Juventude, em Madrid no próximo mês de Agosto e o VI Encontro Mundial da Famílias, em Milão, em 2012, sobre o tema “A família, o trabalho e a festa”. Manifestações centrais da expressão da vida.
Essa Vigília, será também, preparatória das ordenações, a realizar no dia seguinte, na Igreja dos Jerónimos. Entregar-se totalmente ao Senhor para o serviço do Reino, é uma expressão maior da vida e do serviço da vida.
Proponho, pois, quanto segue:

1.    A Vigília. Constará das primeiras Vésperas do Advento, Adoração Eucarística, bênção das grávidas.
2.    Convoco todos os diocesanos, mas de modo particular as famílias, as mulheres grávidas, os jovens.
3.    Sugiro que nas reuniões de Vigararia se decida fazer vigílias locais, paroquiais, inter-paroquiais ou vicariais nessa mesma noite, permitindo aos cristãos, mais afastados de Lisboa, unirem-se ao Santo Padre.
4.    Que esta Vigília do 1º Domingo do Advento seja completada com outras celebrações: bênção dos bebés, a 8 de Dezembro, a nível local; que as famílias, com as suas crianças, se encontrem comigo a 19 de Dezembro na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos às 16 horas, para a bênção das imagens do Menino Jesus, a venerar nos presépios familiares.

Uma equipa diocesana, constituída pelo Cón. Carlos Paes, Cón. Luís Manuel e pelo Diácono Romero, prepararão e dinamizarão estas celebrações.
Na sua recente visita, o Papa desafiou-nos a fazer da nossa vida um lugar de beleza. Propõe-nos agora um caminho para que isso aconteça. A vida sem beleza é uma vida que ainda não se encontrou.
            Desejo a todos um Santo Advento.
† JOSÉ, Cardeal-Patriarca

Sem comentários:

Enviar um comentário