10 outubro, 2010

8-8: Louvor Perene

Série: 'Oração e Vida'

Ao longo dos séculos, sempre a devoção ao Coração de Jesus esteve e está unida à Santíssima Eucaristia. Esta é o maior dom do Coração de Jesus.
É na Eucaristia que o seu Coração Se dá todo, em que está todo o seu amor.
O maior sacramento, a Eucaristia é presença do Coração d’Aquele que nos ama sem medida. Cada celebração, cada comunhão, cada sacrário é a presença do amor infinito do seu Coração.
Daí ter sentido que adoremos a Eucaristia, façamos Lausperene, façamos as 40 horas, tenhamos Horas-Santas, sempre que queremos adorar, reparar, desagravar o Coração do nosso Redentor, o Coração trespassado na Cruz.
O Louvor Perene à Eucaristia é ao mesmo tempo o Louvor Perene ao Coração de Jesus Cristo, ao Coração Eucarístico de Jesus.
Acreditar que Ele está na Eucaristia, que a Hóstia Santa é Ele, que em cada comunhão O recebemos a Ele, é mistério infinito do seu amor que nos disse “Tomei e comei”; “Tomai e bebei”. “Minha Carne é verdadeira comida, meu Sangue verdadeira bebida”; “Quem Me come, permanece em Mim e eu n’Ele”.
E sabemos. Que através dos séculos nos ensinaram que a Eucaristia veio do lado aberto do Redentor, no símbolo do sangue que dele jorrou na Sexta-Feira Santa. Do seu Coração nos vem tudo, pois vem Ele mesmo em dom e graça.
Louvor perene à Eucaristia. Louvor perene ao Coração de Jesus. Que não cesse nunca a nossa adoração. Ele merece tudo. É nosso tesouro e nossa pérola. É o Tudo das nossas vidas.
Mas é, hoje e em muitos lados, muito ofendido no SS.mo Sacramento, muito ultrajado e injuriado. Há quem roube “hóstias consagradas”, para depois fazer bruxarias, missas negras, e outros ultrajes e sacrilégios.
Há Eucaristias mal celebradas, comunhões mal feitas, falta de acção de graças da celebração. Há muito sacrário abandonado e só.
Precisamos urgentemente de reparar, de desagravar a Eucaristia e o Coração de Jesus, que Se dá todo n’Ela. Como Ele é ofendido, magoado, ultrajado! Quanto sacrilégio, quanta ofensa, quanto desprezo. Urge amá-Lo mais, amá-Lo pelos que não O amam. Reparar, desagravar.
Um dos modos mais comuns e mais frequentes é fazer um tempo forte de Adoração, de Louvor Perene, diante d’Ele na custódia ou no sacrário, ou mesmo em nossa casa, com o coração e o pensamento no sacrário, onde Ele está e espera por nós.
Multiplicar nas paróquias, nas comunidades religiosas as Horas Santas, o Louvor Perene. Intensificar a catequese sobre esta urgência e esta necessidade. O nosso Deus, o nosso Amigo, o nosso Redentor, o Jesus Eucaristia, o Coração de Cristo, é magoado e ofendido.
Que surjam “almas reparadoras”, “corações reparadores”, “vidas reparadoras”. Que não cesse a nossa Adoração.
Quis o Senhor que um Sacerdote amigo, bom e zeloso, me entusiasmasse a escrever um livro com 20 Horas Santas, com o título “LOUVOR PERENE”, seguindo o tema dos 20 mistérios do ciclo dos nossos quatro terços.
Cada Hora Santa tem reflexões que ajudam à oração e à adoração pessoal ou comunitária.
Será uma preciosa ajuda para as paróquias que têm Lausperene, para as Comunidades religiosas, para os cristãos e as cristãs que em particular, mesmo em suas casas, quiserem fazer uma Hora Santa.
O livro saiu recentemente, com o intuito de ajudar os Lausperenes da Quaresma e as 40 Horas. Mas serve para todo o ano. Editado pela Editorial do Apostolado da Oração, pode ser ajuda eficaz para a oração de todos.
Queira Deus que seja verdadeira ajuda nos tempos de Adoração eucarística, para louvar Jesus Eucaristia e o Coração d’Aquele, que por amor, no-La deu e quis ficar connosco no Santíssimo Sacramento.
Dário Pedroso SJ
Labat n.º 74 de Julho de 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário