14 outubro, 2010

O Coração de Maria na História



O mês de Outubro é outro mês dedicado a Nossa Senhora, é o mês do Rosário. No dia 7 celebramos a Festa da Senhora do Rosário e somos convidados a contemplar Nossa Senhora ao longo do mês, dia após dia, como Mãe e Mestra. A devoção a Nossa Senhora e o seu culto, lança-nos para Jesus, centram-nos em Jesus, conduzem ao Salvador e Redentor. Os mistérios do Rosário devem ser caminho cristológico, meditação cristológica. Com Maria a Jesus, com Maria para Jesus.
Mas neste mês do Rosário, como todos os dias do ano, Maria tem que estar presente na nossa vida. Ela é a Mãe da Humanidade, Mãe da Igreja, Mãe de cada um de nós, Mãe das Famílias, Mãe dos Sacerdotes. Mãe dos consagrados.
Em Maria, como em Jesus, o mais importante é sempre o amor. E o amor está simbolizado no Coração. Celebrar Maria e Mãe, é entrar na contemplação do seu Coração, nas riquezas do seu Coração maternal, que foi sempre e continua a ser “Tabernáculo de Deus Trindade”, nosso refúgio, nosso amparo. Examinar como, ao longo da história, este Coração Imaculado foi conhecido, venerado e amado, é escola para a nossa vida. Saibamos com a ajuda do Espírito, aprofundar esta riqueza de dom e de espiritualidade para tirar grandes lições para a nossa vida quotidiana.
A devoção e o culto ao Imaculado Coração de Maria, quase que atravessa toda a história da espiritualidade e da cultura, da liturgia e da oração, tendo picos importantes, como a actuação de São João Eudes, a acção de S. Francisco de Sales, até às aparições de Fátima. O Coração como realidade que simboliza a pessoa, o amor, a identidade, foi o vencedor do mal, do pecado, do maligno.
Foi o Coração Imaculado, o Coração d’Aquela que foi concebida sem pecado, que com seu amor, com sua força e vitalidade, seu amor invencível que venceu a serpente de que fala o Génesis e o dragão de que fala o Apocalipse. O Coração de Mãe Imaculada, é a força do amor vitorioso, do amor que salva e liberta, do amor que renova vidas e corações, do amor que vence a batalha contra o mal.
Viver a devoção do Imaculado Coração de Maria é o modo de actualizar, sem cessar, em nós e nos outros, a alegria da vitória sobre o pecado e sobre o mal. Com Ela, a Mãe e seu Imaculado Coração, a vitória tem sido sempre daqueles e daquelas que se acolhem em seu Coração, que lhes pedem protecção e amparo, que buscam n’Ela força e graça.
Vitórias pessoais na vida de cada dia, vitórias da paz e unidade na vida das famílias, vitórias na vida da Igreja, vitórias na vida do mundo, vitórias da paz contra a guerra, do amor contra o ódio, da luz contra as trevas, da liberdade contra a escravidão, do bem e da justiça contra o mal e injustiça.
Toda a vitória do Imaculado Coração foi marcando a história da Igreja e do Mundo. Cada página dessa história, que passa pelo coração e pela alma de pessoas concretas, por situações familiares e sociais, são vitórias que a Imaculada, a Mulher sem pecado, vencedora do dragão, vencedora pelo amor infinito, trinitário, sobre a miséria humana, a fragilidade do mundo.
Se soubermos olhar com olhos de fé e de contemplação cristã, com o Evangelho nas mãos e no coração, percebemos que a vitória sobre o comunismo russo, foi vitória do Imaculado Coração de Maria. A queda do muro de Berlim, da destruição da chamada União Soviética, foi vitória do Amor do Coração Imaculado a força vencedora contra o mal e o pecado.
E quando, com fé e humildade, olhamos as nossas pequenas batalhas, as nossas vitórias, para que reine o amor, a paz e a justiça, sabemos que é o Coração da Mãe Imaculada, que está connosco e vence as vitórias.
Temos que acreditar, contra tudo e contra todos, contra o poder do mal que impera em muitas instituições e manipula muitos corações, muitas vidas, muitos poderes que o Coração Imaculado será refúgio, vitória certa contra o mal da guerra, do crime, do pecado de toda a ordem, do ódio à Igreja, dos valores anticristo. O Coração Imaculado a Quem o mundo está consagrado, a Quem Portugal foi consagrado, será vencedor em nós e connosco de todas as vitórias.
Saibamos rezar-Lhe, saibamos confiar, saibamos consagra-nos sem cessar ao Imaculado coração e veremos os resultados das sucessivas vitórias. Nós, a família, o mundo, serão outros, pois reinará a paz, a justiça, a verdade, o valor da vida e do amor. Não tenhamos medo do dragão, do Maligno e de todos aqueles que já fizeram pacto com o mal, com o satânico, os que querem uma sociedade sem valores éticos, os que lutam por nos enganar, impondo esquemas de vida ou leis que degradam, que violentam a dignidade da pessoa humana, que vão contra Deus e a sua lei.
Maria e Mãe de Coração Imaculado, com a força da sua virtude e do seu amor, será vencedora. Rezemos muito, confiemos muito, acreditemos contra toda a esperança. Com o Imaculado Coração de Maria a vitória será sempre da graça, do amor e da vida.
Necessitamos de saber olhar a história amorosa do Imaculado Coração de Maria, de ler à luz da fé muitos acontecimentos, de olhar páginas maravilhosas da história, e ficarmos a dar graças por tanto bem, tanto dom, tanta vitória.
Precisamos de rezar muito, de suplicar muito, de implorar muito pois a oração é a força para todas as vitórias. Precisamos de sermos ousados no testemunho que queremos dar acerca do Imaculado Coração, do seu amor materno, das suas vitórias.
Jesus nos disse: “Não tenhais medo, Eu venci o mundo”. E disse-nos também: “Eu estarei convosco até ao fim do mundo”. Com Ele, com a vitória d’Ele, a fé nos diz que temos sempre a Mãe e o seu Imaculado Coração. Ele sempre quis assim, Ele sempre o deseja.
O Imaculado Coração é a vitória contra o mal e contra o pecado. Vivamos a alegre certeza que o Imaculado Coração, agora como durante toda a história da Igreja e do mundo, será a grande vitória na nossa vida, pois nem o poder satânico nas pessoas ou nas instituições, poderá nada contra o Coração invencível da Mãe.
Dário Pedroso, SJ
Labat n.º 107, de Setembro/Outubro de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário