21 outubro, 2019

Cristãos e hinduístas: viver num espírito de fraternidade e amizade através do diálogo constante

 
 O Deepavali recorda a vitória da luz sobre as trevas, da verdade sobre a mentira, da vida
sobre a morte e do bem sobre o mal  (©WONG SZE FEI - stock.adobe.com)
 
"A religião ensina-nos a respeitar a dignidade inviolável e os direitos inalienáveis dos outros sem preconceitos em relação ao seu credo ou cultura", ressalta o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot, na mensagem aos hinduístas.
 
Cidade do Vaticano

O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso enviou uma mensagem aos hinduístas por ocasião da festa do Deepavali, celebrada em 27 de outubro.

Deepavali significa literalmente “fileira de lâmpadas de óleo” e recorda, segundo a tradição, a vitória da luz sobre as trevas, da verdade sobre a mentira, da vida sobre a morte e do bem sobre o mal. 

Cooperação e a solidariedade fraterna

“Que esta festa de luz possa iluminar os vossos corações e as vossas casas, levar alegria, felicidade, paz e prosperidade às vossas famílias e comunidades. Que possa reforçar também o espírito de fraternidade uns com os outros”, ressalta o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot, na mensagem em vista ao evento.

Não obstante o desenvolvimento em muitos campos, “vivemos numa época em que, por um lado, estão a ser feitos esforços para o diálogo inter-religioso e intercultural, a cooperação e a solidariedade fraterna. Por outro, estão presentes apatia, indiferença e até mesmo ódio de algumas pessoas religiosas em relação a outras. Isso acontece muitas vezes por causa do não reconhecimento do outro como irmão e irmã. Tal atitude pode surgir de sentimentos enganosos, egoístas e de antipatia que perturbam e desestabilizam o tecido da convivência harmoniosa da sociedade”. 

A religião inspira-nos a ver no outro um irmão

Segundo o purpurado, “a religião inspira-nos a ver no outro um irmão que deve ser ajudado e amado. A religião ensina-nos a respeitar a dignidade inviolável e os direitos inalienáveis dos outros sem preconceitos em relação ao seu credo ou cultura. Somente quando os seguidores das religiões exigem de si mesmos uma vida coerente com a sua ética religiosa, eles podem ser vistos como pessoas que realmente desempenham o seu papel de construtores de paz e testemunhas da nossa humanidade partilhada”.

“Portanto, viver num espírito de fraternidade e amizade através de um diálogo constante é o modo natural de ser de um hinduísta ou cristão”, ressalta ainda o cardeal Guixot.

Segundo ele, “não obstante as notícias negativas dominem os títulos dos jornais, isto não deve diminuir a nossa determinação de espalhar sementes de fraternidade, pois existe um oceano escondido de bem que está a crescer e nos leva a esperar na possibilidade de construir junto com os seguidores de outras religiões, e com todos os homens e mulheres de boa vontade, um mundo de solidariedade e de paz”. 

É possível construir um mundo fraterno

“A convicção de que é possível construir um mundo de fraternidade é motivo suficiente para nos comprometermos ainda mais com os esforços para construir o edifício da fraternidade e da convivência pacífica, tendo “o bem de todos no coração”.”

A seguir, o purpurado recordou os 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi, “testemunha extraordinária e corajosa da verdade, do amor e da não violência”, “protagonista destemido da fraternidade humana e da coexistência pacífica”.

“Devemos inspirar-nos no seu exemplo de convivência pacífica. Como fiéis arraigados nas nossas convicções religiosas e com uma preocupação comum pelo bem-estar da família humana, podemos unir as nossas mãos com as de diferentes tradições religiosas, de todas as pessoas de boa vontade e esforçar-nos para fazer tudo o que for possível, com um senso de responsabilidade partilhado, para construir uma sociedade mais fraterna e pacífica”, conclui o cardeal Guixot.

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário