31 outubro, 2019

Cardeal-Patriarca assinala canonização de São Bartolomeu dos Mártires

O Cardeal-Patriarca de Lisboa vai presidir a uma Missa por ocasião da canonização de São Bartolomeu dos Mártires. A celebração vai ter lugar no próximo dia 15 de novembro, às 18h15, na Basílica de Nossa Senhora dos Mártires, em Lisboa.

A proclamação solene do decreto que inscreve Frei Bartolomeu dos Mártires no Livro dos Santos vai acontecer no dia 10 de novembro, na Sé de Braga, tal como determinou o Papa Francisco. Segundo o Boletim da Santa Sé do dia 6 de julho de 2019, o Papa Francisco “aprovou os votos favoráveis dos membros da congregação e estendeu o culto litúrgico em honra ao Beato Bartolomeu dos Mártires à Igreja Universal”, “inscrevendo-o no livro dos santos” por “canonização equipolente” – um processo instituído no século XVIII por Bento XIV, através do qual o Papa “vincula a Igreja como um todo para que observe a veneração de um Servo de Deus ainda não canonizado pela inserção de sua festividade no calendário litúrgico da Igreja universal, com Missa e Ofício Divino”.

Frei Bartolomeu dos Mártires, de seu nome Bartolomeu Fernandes, nasceu em Lisboa a 3 de maio de 1514, e é recordado como um modelo de benevolência e uma figura ímpar na dedicação à Igreja Católica. O Bispo português foi Arcebispo de Braga, arquidiocese que incluía na altura os territórios das dioceses de Braga, Viana do Castelo, de Bragança-Miranda e de Vila Real, afirmou-se como uma das vozes de referência no Concílio de Trento (1543 – 1563) e destacou-se também pela sua missão pastoral à frente das comunidades católicas do Minho e de Trás-os-Montes, com especial relevo para o seu gosto pelas visitas pastorais às populações, a que dedicava grande parte do seu tempo. Ao longo do seu percurso, D. Frei Bartolomeu dos Mártires ficou também célebre pela sua preocupação com a estruturação da Igreja Católica local, do clero às comunidades católicas, e pelo seu empenho nas causas sociais, de modo particular junto dos mais pobres e doentes. Depois de resignar, em 1582, por motivos de idade, Frei Bartolomeu dos Mártires viria a falecer em 1590, no Convento de Santa Cruz, em Viana do Castelo.

O bispo português foi declarado venerável a 23 de março de 1845, pelo Papa Gregório XVI, e foi beatificado a 4 de novembro de 2001, pelo Papa João Paulo II.

Patriarcado de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário