10 março, 2016

Exercícios espirituais: Igreja seja transparente sobre os bens



(RV) 9 de março, quarto dia dos Exercícios Espirituais para o Papa e a Curia Romana. O padre Ermes Ronchi propôs uma meditação partindo da pergunta do texto de S. Marcos: “Jesus perguntou aos seus discípulos: Quantos pães tendes?” (Mc 6, 38)

O padre Ronchi iniciou a sua meditação afirmando que “aquilo que mais fere o povo cristão é o apego do clero ao dinheiro” enquanto que “o que faz o povo cristão feliz é o pão compartilhado” – referiu.

A transparência dos bens da Igreja, a luta contra à fome e contra o desperdício de alimentos foram os principais temas que conduziram a meditação. Em particular o padre Ronchi sublinhou na interrogação de Jesus: “Quantos pães tendes?”, um sentido prático e concreto. Jesus pede para fazermos contas:

“Isso é pedido a todos os discípulos também hoje, e a mim: quanto tens? Quanto dinheiro, quantas casas? Que padrão de vida? Vejam, verifiquem. Quantos carros ou quantas joias em forma de cruz e de anéis? A Igreja não deve ter medo da transparência, não deve ter nenhum medo da clareza sobre os seus pães e peixes, os seus bens. Cinco pães e dois peixes”.

A transparência naquilo que se tem abre caminho para a partilha dos bens. No Evangelho – segundo o padre Ronchi – amar traduz-se no verbo dar. No milagre da multiplicação dos pães a preocupação de Jesus não é a quantidade mas a partilha do pão. É preciso distribuir e derrotar a gula do egoísmo e do desperdício dos alimentos.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário