09 março, 2016

P. Ronchi: Jesus não é moralista. Coloca no centro a pessoa


(RV) Na tarde do terceiro dia dos Exercícios Espirituais, o padre Ermes Ronchi meditou sobre a seguinte ‘pergunta aberta no Evangelho’: “E voltando-se para a mulher disse a Simão: Vês esta mulher?” (Lc 7, 44)

No Dia Internacional da Mulher o padre Ermes Ronchi assinalou, antes de mais, que no Evangelho muitas mulheres seguiam e serviam Jesus.

Nesta passagem do texto de S. Lucas Jesus rompe com as convenções e permite que uma mulher, considerada por todos como pecadora, chore aos seus pés e os enxugue com os seus cabelos, beijando-os e ungindo-os com óleo perfumado.

Simão, o fariseu, anfitrião daquele jantar, fica surpreendido e Jesus diz-lhe: “Vês esta mulher?” O olhar de Simão é um “olhar que julga” – referiu o padre Ronchi que afirmou que aquela mulher de pecadora torna-se na “perdoada que tanto amou”:

“Jesus durante toda a vida ensinará o olhar que não julga, que inclui, o olhar misericordioso” – afirmou – “Jesus não é moralista. Coloca no centro a pessoa com as suas lágrimas e sorrisos, a sua carne dorida ou exultante, e não a lei.”

Simão, com uma atitude moralista, olha o passado da mulher, vê “uma história de transgressões”, “enquanto Jesus” – explicou o padre Ronchi – “vê o muito amor de hoje e de amanhã”.

No centro da cena não está o pio e poderoso Simão, o fariseu, mas aquela mulher. Jesus dá lugar aos últimos – afirmou o padre Ronchi que gracejou dizendo que se lhe perguntassem a ele: tu vês esta mulher ?, ele responderia que não, pois ali só vê homens.

Contudo, não era assim no Evangelho onde muitas mulheres seguiam e serviam Jesus – disse o padre Ronchi que se questionou dizendo:  “O que nos faz tanto medo de termos de tomar distâncias desta mulher e das outras?”

“Jesus era soberanamente indiferente ao passado de uma pessoa, ao género de uma pessoa, não raciocina nunca por categorias ou estereótipos. Penso que também o Espírito Santo distribua os seus dons sem olhar para o género das pessoas” – declarou o padre Ermes Ronchi.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário