06 agosto, 2015

Papa: dirigir o olhar para a Mãe de Deus

(RV) A Igreja de Roma recordou nesta quarta-feira dia 5 de agosto a Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior onde se venera o ícone da Salus Populi Romani. Um dia em que se evoca o milagre da neve acontecido no século IV e que levou à construção do mais antigo templo mariano do Ocidente.

O Papa Francisco na audiência geral exortou os fiéis e, em particular, os noivos a rezarem e a olharem para a Mãe de Deus como modelo de dedicação e fidelidade:

“Invocai a Mãe de Deus, caros jovens, para sentir a doçura do seu amor; rezai-lhe nos momentos da cruz e do sofrimento, caros doentes…, olhai para ela, caros noivos, como modelo do vosso caminho conjugal de dedicação e fidelidade.”

Foi no ano 358 depois de Cristo que Nossa Senhora apareceu num sonho ao Papa Libério e lhe pediu para construir uma Igreja a ela dedicada onde se encontrasse neve. Nessa mesma manhã um nevão pintou de branco o Monte Esquilino em Roma. A 5 de agosto o Papa Libério traçou o perímetro da futura Igreja no lugar onde hoje se encontra a Basílica de Santa Maria Maior.

Para evocar este milagre na noite desta quarta-feira foram vividos em Roma momentos de grande efeito cenográfico: uma cascata de pétalas acompanhada de sons e luzes pintaram de branco a praça junto da Basílica de Santa Maria Maior. Como fundo musical foi ouvida a musica do Messiah de Händel.

Na manhã deste dia 5 foi celebrada uma missa presidida pelo Cardeal Santos Abril y Castelló, arcipreste daquela Basílica. Na sua homilia exortou os fiéis a tomarem Maria como modelo. O purpurado recordou também a última Encíclica do Papa Francisco, a ‘Laudato Si’, e afirmou que “devemos, a partir da nossa fé, sabermo-nos comportar em maneira fraterna com todos, respeitando a criação, porque é o ato de amor de Deus para com todos.” (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário