13 agosto, 2015

Card. Parolin: diálogo inter-religioso contra a intolerância

(RV) O Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, está em viagem pela Ásia com a missão de presidir às celebrações da Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria em Timor-Leste por ocasião dos 500 anos da evangelização daquele país.

Entretanto, o Cardeal Parolin fez uma passagem por Jacarta onde se encontrou com a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, a senhora Retno Marsudi, primeira mulher como chefe da diplomacia do maior país islâmico do mundo: 86% dos seus 240 milhões de habitantes são de religião islâmica.

No encontro foi tratado em particular o tema da convivência entre membros das várias religiões. O purpurado manifestou a sua admiração pelos exemplos de harmonia inter-religiosa oferecidos pelo povo indonésio, não obstante algumas tensões existentes entre cristãos e muçulmanos.

O Cardeal Parolin sublinhou a importância do respeito recíproco e da aceitação das diferenças entre as várias religiões lançando o apelo de que sejam evitados o extremismo e a intolerância. A Ministra Marsudi, por sua vez, afirmou que o diálogo inter-religioso é um bom modo para reforçar as relações entre a Indonésia e a Santa Sé.

No centro do encontro também a cooperação no campo cultural. Em particular, foi abordada a colaboração entre a Rádio Vaticano e a Rádio Estatal da Indonésia para a cobertura das celebrações pascais do próximo ano em Larantuka, na Ilha de Flores.

Também foi referido que os Museus Vaticanos vão acolher uma mostra da cultura da Indonésia, tal como já no ano passado o Museu Etnológico Vaticano expôs mais de 200 artefactos provenientes da Indonésia numa mostra com um título significativo: “Indonésia, terra de harmonia”.

Recordamos que o Cardeal Parolin é portador de uma mensagem do Papa Francisco por ocasião dos 500 anos da evangelização de Timor-Leste.

Nessa mensagem o Papa Francisco recorda os missionários dominicanos que chegaram ao país em 1515. O Santo Padre realça o papel da Igreja em todo o processo de auto determinação e independência de Timor-Leste e afirma que a Igreja deve ter a liberdade de anunciar o Evangelho em modo integral, mesmo quando vai contra a corrente, “defendendo os valores que recebeu e aos quais deve permanecer fiel”.

O Cardeal Parolin, como delegado pontifício, preside às celebrações da Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria no dia 15 de agosto em Dili, capital de Timor-Leste.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário