01 março, 2016

Perdoar como Deus perdoa – o Papa em Santa Marta


(RV) Francisco na Missa em Santa Marta exortou os cristãos a prepararem o coração, nesta Quaresma, para o perdão de Deus, para perdoarmos como Ele, ou seja, esquecendo as culpas dos outros.

Terça-feira, dia 1 de março – o Papa Francisco na Missa em Santa Marta exortou os cristãos a prepararem o coração, nesta Quaresma, para o perdão de Deus, para perdoarmos como Ele, ou seja, esquecendo as culpas dos outros.

Partindo das leituras propostas pela liturgia do dia o Santo Padre referiu o jovem Azarias na leitura extraída do Profeta Daniel e do Evangelho destacou uma pergunta de Pedro a Jesus. Azarias, recusa-se a adorar um ídolo de ouro e é colocado no forno e, entre as chamas, invoca a misericórdia de Deus pelo povo; Pedro pergunta a Jesus: “Senhor, se o meu irmão me ofender, quantas vezes lhe deverei perdoar?” Francisco sublinhou a grandeza do perdão de Deus, que é tão grande que é como se esquecesse.

Na passagem do Evangelho do dia, Jesus explica a Pedro que é preciso perdoar sempre, contando a parábola dos dois endividados em que o primeiro obtém o perdão do seu patrão mas é incapaz de perdoar alguém que era seu devedor. Francisco acentuou que para receber o perdão de Deus é preciso perdoar.

“Que a Quaresma prepare o nosso coração para receber o perdão de Deus. Recebê-lo e, depois, fazer o mesmo com os outros: perdoar de coração.”

“Perdoemos e seremos perdoados. Tenhamos misericórdia com os outros, e nós sentiremos aquela misericórdia de Deus que, quando perdoa, ‘se esquece’ ” – disse o Papa na conclusão da sua homilia.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário