24 março, 2016

Missa da Ceia do Senhor. Papa: paz entre culturas e religiões



(RV) 24 de março, Quinta-Feira Santa, o Papa Francisco celebrou a Missa da Ceia do Senhor fora do Vaticano, na periferia norte de Roma: Francisco celebrou o lava-pés com refugiados católicos, ortodoxos, muçulmanos e hindus.

Foi no “Cara” – Centro de Acolhimento de Requerentes de Asilo, em Castelnuovo di Porto que o Santo Padre celebrou a Eucaristia para cerca de 800 pessoas, na sua maioria jovens refugiados.

Na sua homilia, o Papa Francisco, falando de improviso, referiu dois gestos: Jesus que lava os pés aos seus discípulos e Judas que, por 30 moedas, entrega Jesus aos inimigos. “Também hoje aqui existem dois gestos” – disse o Papa:

“Este: todos nós juntos, muçulmanos, hindus, católicos, coptas, evangélicos, mas irmãos, filhos do mesmo Deus, que queremos viver em paz, integrados” – afirmou o Santo Padre – e um outro gesto: o dos atentados terroristas em Bruxelas: “um gesto de guerra, de destruição”.

Para o Papa Francisco por trás dos bombistas suicidas há outros interesses: “Atrás daquele gesto estão os traficantes de armas que querem o sangue, não a paz, que não querem a paz, não querem a fraternidade” – afirmou o Santo Padre.

Para contrariar o terrorismo, Francisco citou a reunião de todos: “diversas religiões, diversas culturas, filhos do mesmo Pai”.

Na homilia da Missa da Ceia do Senhor, o Papa Francisco recordou as dificuldades enfrentadas pelos refugiados e dirigiu-se a cada um deles explicando o simbolismo do gesto do lava-pés:

“Este é o gesto que eu faço, convosco, cada um de nós tem uma história, cada um de vós tem uma história, tantas cruzes e dores, mas também um coração aberto à fraternidade”.

Antes de passar ao Rito do Lava-pés, o Santo Padre pediu que cada um, na sua língua, “rezasse ao Senhor para que esta fraternidade se espalhe pelo mundo” - disse.

Para a cerimónia do lava-pés foram escolhidos 8 homens e 4 mulheres, incluindo quatro nigerianos católicos, três ortodoxas da Eritreia, um hindu e três muçulmanos da Síria, Paquistão e Malí.
O centro de acolhimento tem neste momento 892 pessoas, incluindo 554 muçulmanos e 239 cristãos, entre eles muitos coptas, num total de 26 nacionalidades.

A decisão de celebrar a Missa da Ceia do Senhor, com o rito do lava-pés, fora do Vaticano já é uma tradição no atual pontificado: em 2015, Francisco esteve no Estabelecimento Prisional de Rebibbia, onde lavou os pés de alguns detidos, homens e mulheres. Em 2014, o Santo Padre deslocou-se ao Centro ‘Santa Maria della Provvidenza’, da Fundação Don Carlo Gnocchi, destinado à reabilitação de pessoas com deficiência e idosos; em 2013 esteve numa casa de detenção juvenil de Roma.

(RS)




Sem comentários:

Enviar um comentário