23 março, 2016

Na Quinta-Feira Santa Papa lava os pés de 12 refugiados




(RV) Na próxima Quinta-Feira Santa o Papa Francisco vai lavar os pés de 12 refugiados e refugiadas no rito do lava-pés durante a Missa da Ceia do Senhor. Foi o que anunciou nesta terça-feira dia 22 de março a Sala de Imprensa da Santa Sé.

A celebração da tarde de Quinta-feira Santa, início do Tríduo Pascal, vai realizar-se no centro de requerentes de asilo de “Castelnuovo di Porto”, periferia norte de Roma, que acolhe, principalmente, jovens refugiados.

A decisão de celebrar a Missa da Ceia do Senhor, com o rito do lava-pés, fora do Vaticano já é uma tradição no atual pontificado: em 2015, Francisco esteve no Estabelecimento Prisional de Rebibbia, onde lavou os pés de alguns detidos, homens e mulheres. Em 2014, o Santo Padre deslocou-se ao Centro ‘Santa Maria della Provvidenza’, da Fundação Don Carlo Gnocchi, destinado à reabilitação de pessoas com deficiência e idosos; em 2013 esteve numa casa de detenção juvenil de Roma.

Entretanto, uma das mudanças promovidas pelo Papa Francisco, a nível litúrgico, foi a decisão anunciada este ano de modificar o rito do Missal Romano relativo ao lava-pés, estabelecendo que a participação no mesmo não seja limitada só aos homens e jovens.

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicou o Decreto que comunicou a mudança decidida pelo Papa, que altera a prática estabelecida em 1955, sobre a reforma da Semana Santa.

O Missal Romano passa a deixar de fazer referência aos “homens escolhidos”, passando a falar nos “escolhidos entre o povo de Deus”, por forma, a que os responsáveis pelas comunidades católicas “possam escolher um grupo de fiéis que represente a variedade e a unidade de cada porção do povo de Deus”.

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, disse ainda aos jornalistas que não estão previstas quaisquer alterações ao programa de celebrações da Semana Santa, apesar dos atentados desta terça-feira em Bruxelas.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário