27 outubro, 2018

Jovens auditores ao Papa: partilhamos o seu sonho de uma Igreja em saída


 Após ser lida, a carta é entregue ao Papa pelos jovens auditores  (Vatican Media)

A mensagem foi lida no final da tarde desta sexta-feira, após um momento que incluiu música, dança e poesia, reunindo os Padres Sinodais e os jovens auditores: "estamos contigo e com todos os bispos da nossa Igreja, mesmo nos momentos de dificuldades. Pedimos  para continuares o caminho que tomaste e prometemos-te o nosso total apoio e a nossa oração diária". 

Cidade do Vaticano 

No final da tarde desta sexta-feira, momentos de música, poesia e dança levaram a descontração aos participantes do Sínodo que caminha para a sua conclusão. O secretário geral do Sínodo, cardeal Lorenzo Baldisseri, deu um show ao piano. No final, os jovens auditores presentes na XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, leram e entregaram uma carta ao Papa Francisco, assinada com canetas de cores diferentes. Eis a íntegra da mensagem dos jovens:

Caríssimo Papa Francisco,

nós jovens, presentes no Sínodo, queremos colher esta ocasião para exprimir-lhe a nossa gratidão por nos ter dado espaço para fazermos juntos este pequeno pedaço da história. As ideias novas necessitam de espaço e vós nos deste este espaço. O mundo de hoje, que apresenta a nós jovens oportunidades inéditas junto de tantos sofrimentos, tem necessidade de novas respostas e de novas energias de amor. Tem necessidade de reencontrar a esperança e de viver a felicidade que se experimenta no dar mais que receber, trabalhando por um mundo melhor.

Queremos afirmar que partilhamos o seu sonho: uma Igreja em saída, aberta a todos, sobretudo aos mais vulneráveis, uma Igreja "hospital de campanha". Já somos parte ativa desta Igreja e queremos continuar a comprometer-mo-nos concretamente para melhorar as nossas cidades e escolas, o mundo sócio-político e os ambientes de trabalho, difundindo uma cultura da paz e da solidariedade e colocando no centro os pobres, nos quais se reconhece o próprio Jesus.

No final deste Sínodo, desejamos dizer-lhe que estamos consigo e com todos os bispos da nossa Igreja, mesmo nos momentos de dificuldades. Pedimos-lhe para continuar o caminho que tomou e prometemos o nosso total apoio e a nossa oração diária.

Vaticano, 26 de outubro de 2018.

Sala do Sínodo

Encerramento dos trabalhos da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos


VATICAN NEWS

Sem comentários:

Enviar um comentário