12 outubro, 2018

A PARÓQUIA



Nesta terça feira (09.10.18), durante a noite de louvor e em Adoração ao Santíssimo Sacramento na capela do Pilado, o Padre Patrício conduziu-nos numa oração/reflexão sobre a comunidade paroquial, exortando-nos a termos confiança em Deus para podermos sair da nossa “zona de conforto” e partirmos a ser verdadeiros missionários, discípulos de Cristo.

Veio então ao meu coração, ao meu pensamento, a imagem da nossa paróquia como estando toda dentro de um grande barco, parado nas águas do mar, tudo muito quieto e silencioso.

Cada vez que alguém se levantava para fazer algo de novo, outros mandavam-no sentar, dizendo que estava a desequilibrar o barco e que assim todos podiam cair na água.

Mas, perto do barco e sobre as águas, estava Jesus que nos convidava, incentivava mesmo, a pormo-nos de pé, a sair do barco, a caminhar sobre as águas ao encontro dEle, como fez com Pedro naquele dia em que o chamou para caminhar sobre as águas, para ir ao Seu encontro.

O Espírito Santo queria que saíssemos do barco, daquela estabilidade morna que nada fazia, e colocava em nós a certeza de que, se nos começássemos a afundar como Pedro, bastava estender a mão e pedir ajuda, que logo Jesus nos salvaria e nos conduziria a porto seguro.

Mais ainda, o Espírito Santo exortava-nos a abrir as velas do barco, a deixá-lo navegar nas águas do mar, dando-nos a certeza de que, se todos vivessemos em comunhão de fé e amor, seria o sopro do Espírito Santo a impelir o barco/paróquia segundo a vontade de Deus.

Afinal, devemos pensar, a renovação, o abrir-se à renovação, («Eu renovo todas as coisas» Ap 21, 5), parte de nós, de querermos levantar-nos, de querermos agitar o barco, de sairmos para as águas fora do nosso conforto estável que nada muda.

A renovação parte sobretudo de nós querermos abrir-nos decididamente ao Espírito Santo para que Ele nos conduza, individualmente e em comunidade paroquial, até onde Ele nos quiser levar!


Marinha Grande, 11 de Outubro de 2018
Joaquim Mexia Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário