12 julho, 2015

P. Lombardi: Papa tem grande apreço pela religiosidade popular



(RV) Papa Francisco encontra-se no Paraguai, última etapa da sua viagem Apostólica à América Latina. Sobre as actividades do Papa e a Missa de Francisco no Santuário de Caacupé o Padre Lombardi afirmou à RV que o Santo Padre tem muito apreço pela religiosidade popular. Entrevista de Linda Bordoni:

Padre Lombardi, depois do primeiro dia, cheio e muito  intenso, aqui em Asunción – e não apenas em Asunción – fale-nos da Missa desta manhã no Santuário de Caacupé, que tanto interessava ao Santo Padre ...

Sim, é um pouco "o coração espiritual deste País, este Santuário, e exprime muito bem a profundidade da religiosidade popular paraguaia. Mesmo os emigrantes paraguaios em todo o mundo pensam nesta Virgem Maria como a sua Mãe, e sentem que ela é ponto de referência e unidade com o seu povo e a sua origem. O Papa Francisco conhece muito bem esta imagem de Nossa Senhora e o que significa para os paraguaios, porque ele tinha muitos emigrados paraguaios em Buenos Aires, e estabeleceu uma paróquia para eles, dedicada exactamente a esta Nossa Senhora de Caacupé: portanto ele sabia muito bem o que isso significa. O Papa tem um grande apreço pela religiosidade popular: por vezes os teólogos ou intelectuais pensam que a religiosidade popular corre o risco de degenerar em sentimentalismo, superstição, ou outra coisa; pelo contrário o Papa Francisco, com a sua grande experiência também de proximidade com o povo, percebe a a profundidade que a religiosidade popular tem e a importância que pode ter para manter viva a fé e mesmo como uma expressão viva, completa, integral da fé na vida da pessoa. Porque a religiosidade popular não apenas exprime a fé, mas envolve também os próprios sentimentos, as capacidades expressivas, a cultura, forja a cultura de um povo e a sua história. Portanto, este momento, para mim, foi um dos momentos importantes desta viagem, porque houve também visitas, por exemplo, ao Santuário do Quinche, no Equador, mas uma celebração assim tão intensa, assim tão bonita e participada como a que tivemos esta manhã é característica e, portanto, parece-me que é um pouco um sinal de um clímax espiritual, de certa forma, destes dias.

Como diz, o tema mariano foi um pouco o leitmotiv desta viagem. Hoje, houve também outros temas em evidência, por exemplo, durante o encontro com as sociedades civis o Papa Francisco convidou toda a sociedade a superar as barreiras, a encontrar-se; disse que a corrupção é o cancro da sociedade …
Sim: o tema da corrupção tinha ele tocado também ontem no seu discurso às autoridades do País, retomou-o explicitamente também hoje acrescentando-o ao que estava no discurso preparado, porque sente que é um tema bastante importante. Porém, o discurso de hoje era bastante articulado, também porque procurava responder às várias perguntas que lhe tinham sido apresentadas. O que me parece ser o resumo,  e também coerente com o conjunto desta viagem, é precisamente o encorajamento a todo o País, em todas as suas componentes, a sentir-se responsável pelo seu futuro, a sentir-se envolvido na construção de uma sociedade inclusiva onde não existam marginalizações, onde haja uma distribuição dos bens mais justa, onde haja uma liberdade de expressão e uma capacidade também de contribuir de modo  participativo no caminho da sociedade e, portanto, são discursos que procuram aproximar à realidade específica destes diferentes países os princípios gerais que o Papa manifestou  também com grande força, já nos seus documentos: na '' Evangelii Gaudium ", na "Laudato sì" e, na Bolívia, no grande discurso aos Movimentos populares: um discurso que se colocou com um horizonte global, mas depois o Papa repete tantos destes aspectos, deste tipo de ensinamento e abordagem também para cada país onde ele vai. Uma coisa que achei interessante e um pouco característica, talvez, deste discurso aos paraguaios – à sociedade paraguaia - é a sua evocação da experiência das "Reduções", ou missões jesuíticas, dos séculos passados, ​​como demonstração de que é possível procurar construir um sistema de sociedade concreto que respeite a pessoa humana, que não seja construído sobre interesses económicos que depois se tornam criadores de injustiça e discriminação, mas sobre o projecto comum de construir juntos uma sociedade, e este também inspirado no Evangelho e com a contribuição da Igreja e da visão religiosa do mundo. Portanto, esta referência à experiência das "Reduções", tão importantes na história do Paraguai, eu achei-a original,  interessante e pertinente.

Finalmente, esteve com o Papa Francisco, hoje: está satisfeito com a forma como está indo a viagem?

Eu diria que sim, certamente ... todos, a partir do Papa, mas também todos nós estamos realmente muito impressionados pelo acolhimento: um acolhimento extraordinário, um acolhimento muito participado pelo povo, e muito profundo,  e isto, naturalmente, toca profundamente e portanto desafiar também o Papa a dar o melhor de si, porque encontra um povo extremamente bem disposto e desejoso da sua bênção, do seu ensinamento, da sua presença. (BS)

Sem comentários:

Enviar um comentário