23 março, 2020

Portugal e Espanha em oração pelos dois países



A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) associou-se à oração promovida pelos Bispos de Portugal, nesta quarta-feira, 25 de março, “pelas vítimas do novo coronavírus, seus familiares e trabalhadores sanitários”, revela uma nota oficial de ontem. Assim, os Bispos Católicos espanhóis convidam todos os cristãos a acompanharem, pelos meios de comunicação social, pelas 18h30 (19h30 em Espanha), a oração do Rosário e o momento da Consagração da Península Ibérica a Nossa Senhora de Fátima. 

Na sexta-feira, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou ter escolhido a Solenidade da Anunciação do Senhor (25 de março) para todas as Dioceses portuguesas se unirem “na oração do Rosário pelas intenções de todo o mundo e em particular de Portugal, nesta situação dramática que estamos a passar”. Segundo o comunicado, a oração do Rosário e a renovação da consagração de Portugal ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria vão ser transmitidos, a partir das 18h30 desta quarta-feira, através de “várias plataformas digitais de rádio e televisão”. Estes momentos vão decorrer na Basílica de Nossa Senhora do Rosário do Santuário de Fátima, e serão presididos pelo Cardeal António Marto, Bispo de Leiria-Fátima e Vice-Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. “A partir das nossas casas procuremos estar em sintonia espiritual nesta oração do Rosário e consagração de Portugal”, concluí o comunicado.

Papa Francisco convoca dia de oração

Neste Domingo, no Vaticano, o Papa Francisco anunciou também um momento de oração mundial para esta quarta-feira. Ao meio-dia (hora de Roma, menos uma em Lisboa), o Papa pede a recitação do ‘Pai Nosso’, invocando o fim da pandemia. 

Na sexta-feira, pelas 18h00 (hora de Roma, menos uma em Lisboa), no adro da Basílica de São Pedro, “com a Praça vazia”, Francisco convidou também os cristãos a acompanharem-no num momento de oração que culminará com a bênção Urbi et Orbi [à cidade (de Roma) e ao mundo], à qual estará ligada a possibilidade de receber a indulgência plenária”, adiantou.

* Última atualização: 24/3/2020, 15h36 (correção à data da oração na Praça de São Pedro)

Patriarcado de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário