01 março, 2020

O Papa pede para rezar pelos migrantes que fogem das guerras

 
Migrantes sírios  (ANSA)
 
Depois do Angelus, neste domingo, o Papa Francisco expressouo seu pesar pelas muitas comunidades que são expulsas das suas terras por causa dos conflitos. O Santo Padre fez também uma convite para rezar por eles.
 
Marco Guerra, Silvonei José - Cidade do Vaticano
 
No final da oração mariana do Angelus neste domingo (01/03), o Papa Francisco expressou a sua preocupação pelas populações atingidas pelas guerras e obrigadas a emigrar:

Estou um pouco triste com as notícias que chegam de tantos lugares, tantos homens, mulheres, crianças expulsos por causa da guerra, tantos migrantes a pedir refúgio e ajuda no mundo. Nestes dias, a situação tornou-se muito difícil: rezemos por eles.

A crise na Síria

O Papa apelou hoje, à oração a favor dos povos em fuga dos conflitos em coincidência com a nova crise migratória causada pela escalada da guerra na região síria de Idlib, onde cerca de 950 mil pessoas deslocadas estão a fugir dos combates entre as forças turcas, que apoiam os rebeldes, e as tropas do exército sírio, apoiadas pela Rússia. 

Solicitada reunião de emergência da UE

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, voltou ontem a ameaçar que a Turquia deixaria aberta as suas fronteiras com a Europa a dezenas de milhares de refugiados sírios. Uma nova onda de migrantes já foi registada nesta manhã de domingo na fronteira entre a Turquia e a Grécia, com a chegada de pelo menos 2.000 pessoas, incluindo mulheres e crianças. Entretanto, o Comissário da UE para a Imigração, Margaritis Schinas, pediu à Presidência croata da UE que convoque urgentemente uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros do Interior para discutir a situação na fronteira turca. 

Encontro de Bari

No domingo passado, o Santo Padre em Bari, por ocasião do encontro dos bispos sobre o tema "Mediterrâneo fronteira de paz", exortou os cristãos a serem "incansáveis pacificadores" no "Mare nostrum", dilacerado por divisões e desigualdades. Referindo-se precisamente às muitas áreas que se debruçam sobre o Mediterrâneo, o Papa também falou dos muitos "focos de instabilidade e guerra", tanto no Médio Oriente como em vários Estados do Norte da África, assim como entre grupos étnicos e grupos religiosos.

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário