21 março, 2020

O Papa na Missa reza pelas famílias trancadas em casa com as crianças

 
 
Este sábado (21/03) na Missa matutina, Francisco dedicou novamente a  sua oração às famílias, neste período obrigadas a permanecer em casa por causa da emergência - coronavírus. Na homilia exortou a rezar com humildade, sem a presunção de nos sentirmos justos.
 
VATICAN NEWS

O Papa presidiu neste sábado (21/03) a Missa matutina transmitida em streaming da Casa de Santa Marta, como está a fazer neste período de emergência a decorrer - pandemia do coronavírus. Introduzindo a celebração eucarística dirigiu o seu pensamento para as famílias.

Hoje gostaria de recordar as famílias que não podem sair de casa. Talvez o único horizonte que tenham é o balcão. E ali dentro, a família, com as crianças, os jovens, os pais: para que saibam encontrar o modo de comunicar bem, de construir relações de amor na família, e saibam vencer as angústiasvdeste tempo juntos, em família. Peçamos a paz das famílias hoje, nesta crise, e pela criatividade.

Comentando as leituras do dia, extraídas do Livro do profeta Oseias (Os 6,1-6) e do Evangelho em que Jesus conta a parábola do fariseu e do publicano (Lc 18,9-14), Francisco exortou a voltar à oração, uma oração humilde, sem a presunção de quem se considera mais justo do que os outros. A seguir, o texto da homilia transcrita pelo Vatican News:

Esta Palavra do Senhor que ouvimos ontem: “Volta. Volta para casa”. Também no mesmo livro do profeta Oseias encontramos a resposta: “Vinde, voltemos para o Senhor”. É… a resposta, quando toca no coração, aquele “volta para casa”, “voltemos ao Senhor”. “Ele feriu-nos e há-de tratar-nos. ”Ele amachucou-nos e há-de curar-nos. Apressem-mo-nos a conhecer o Senhor: a sua vinda é certa como a aurora”. A confiança no Senhor é segura: “Virá até nós como as primeiras chuvas, como as chuvas tardias que regam o solo”. E com esta esperança o povo começa o caminho para retornar ao Senhor. E um dos modos para encontrar o Senhor é a oração. Rezemos ao Senhor, voltemos a Ele.

No Evangelho Jesus ensina como rezar. Há dois homens, um é um presunçoso que vai rezar, mas para dizer que ele é bom, como se dissesse a Deus: “Olhe, sou tão bom: se precisar de alguma coisa, diga-me, eu resolvo o Seu problema”. Assim se dirige a Deus: presunção. Talvez ele fizesse todas as coisas que a Lei determina, ele diz isso: “Eu jejuo duas vezes por semana, dou dízimo de toda a minha renda… sou bom”. Isto recorda-nos também outros dois homens. Recorda-nos o filho mais velho da parábola do filho pródigo, quando vai até ao pai e diz: “Mas, eu que sou tão bom não tenho festa, e este, que é um desgraçado, Tu faze-lhe festa…”: presunçoso. O outro, que ouvimos estes dias, é a história daquele homem rico, um sem-nome, mas era rico, incapaz de ter um nome, mas era rico… não lhe importava nada a miséria dos outros. São estes que têm segurança em si mesmos ou no dinheiro ou no poder…

Depois temos o outro, o publicano. Que não se coloca diante do altar, não: permanece à distância. “Tendo-se mantido à distância, não ousava nem mesmo elevar os olhos para o céu. Batia a mão no peito dizendo: “Deus, tende piedade de mim pecador”. Também este nos leva à recordação do filho pródigo: deu-se conta dos pecados cometidos, das coisas feias que tinha feito; também ele batia no peito: “Voltarei até meu pai e (lhe direi): pai, pequei”. A humilhação. Recorda-nos aquele outro, o mendicante, Lázaro, na porta do rico, que vivia a sua miséria diante da presunção daquele senhor. (Temos) sempre esta correspondência de pessoas,no Evangelho.

Neste caso, o Senhor nos ensina como rezar, como aproximar-mo-nos, como devemos aproximar-mo-nos do Senhor: com humildade. Há uma bonita imagem no hino litúrgico da festa de São João Batista. Diz que o povo se aproximava do Jordão para receber o batismo, “com a alma e os pés desnudados”: rezar com a alma despida, sem maquilhagem, sem travestir-se das próprias virtudes. Ele, lemos isto no início da Missa, perdoa todos os pecados, mas é preciso que eu lhe mostre esses pecados, com a minha nudez. Rezar assim, nus, com o coração despido, sem cobrir, sem confiar nem mesmo naquilo que aprendi sobre o modo de rezar… Rezar, tu e eu, face a face, a alma nua. Isto é aquilo que o Senhor nos ensina. Ao invés, quando formos até ao Senhor um pouco por demais seguros de nós mesmos, cairemos na presunção deste ou do filho mais velho ou do rico ao qual nada faltava. Teremos a nossa segurança noutro lugar. “Eu vou até ao Senhor para… mas quero ir, para ser educado… e Lhe falo num tu a tu, praticamente…”: este não é o caminho. O caminho é abaixar-mo-nos. O abaixamento. O caminho é a realidade. E o único homem aí, nesta parábola, que tinha entendido a realidade, era o publicano: “Tu és Deus e eu sou pecador”. Esta é a realidade. Mas digo que sou pecador, não com a boca: mas com coração. Sentir-se pecador.

Não esqueçamos isto que o Senhor nos ensina: justificar-mo-nos a nós mesmos é soberba, é orgulho, é exaltar-mo-nos a nós próprios. É travestir-mo-nos daquilo que não somos. E as misérias permanecem dentro. O fariseu justificava-se si mesmo. Confessar os próprios pecados, sem justificá-los, sem dizer: “Mas, não, fiz isto, mas não era culpa minha…”. A alma despida. A alma despida.

O Senhor nos ensina a entender isto, esta atitude para começar a oração. Quando começamos a oração com as nossas justificações, com as nossas seguranças, não vai ser oração: será falar com o espelho. Ao contrário, quando começo a oração com a verdadeira realidade – “sou pecador, sou pecador” – é um bom passo em frente para deixar-me olhar pelo Senhor. Que Jesus nos ensine isto.

Também neste sábado, Francisco concluiu a celebração com a adoração e a bênção eucarística, convidando a fazer a Comunhão espiritual. A seguir, a oração recitada pelo Papa:

Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, ao meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que volte a separar-me de Vós!

VN

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