03 março, 2020

Papa Francisco convida a Igreja a celebrar a Semana Laudato Si’

 
 
A programação do quinto aniversário da Encíclica celebra e acelera a ação proposta pelo Papa Francisco: “Renovo o meu chamamento urgente a uma resposta à crise ecológica. O grito da terra e o grito dos pobres não aguentam mais". 
 
Vatican News

O Papa Francisco convida os fiéis a celebrarem a Semana Laudato Si, de 16 a 24 de maio de 2020, para marcar os cinco anos da publicação da Encíclica.

“Que tipo de mundo queremos deixar para aqueles que nos sucedem, as crianças que estão a crescer? Motivado por esta pergunta, gostaria de convidá-los a participar na Semana Laudato Si'", afirma o Pontífice na mensagem.
“Renovo o meu chamamento urgente a uma resposta à crise ecológica. O grito da terra e o grito dos pobres não aguentam mais. Cuidemos da criação, dom do nosso bom Deus criador. Celebremos juntos a Semana Laudato Si'. Que Deus os abençoe e não se esqueçam de rezar por mim.”

Trata-se de uma iniciativa concreta para que as paróquias, comunidades religiosas, dioceses, escolas e outras instituições católicas reflitam e aprofundem o seu engajamento com a Encíclica

As comunidades são convidadas a avaliar com honestidade as ações que já foram tomadas e a comprometerem-se a dar o próximo passo juntas. 

Todas as ações são bem-vindas, de acordo com as necessidades e o contexto de cada instituição. Sugestão de orientações sobre ações de grande impacto  encontram-se disponíveis no site da Semana Laudato Si’.

Há o kit de recursos para planear e implementar ações, assim como materiais promocionais para compartilhar notícias sobre as atividades. 

Papa visitará região degradada no sul da Itália

O quinto aniversário da Laudato Si’ coincide com eventos de grande marco para que a humanidade encontre soluções para a crise ambiental. Este ano, é o prazo limite para os países anunciarem os seus planos para responder aos objetivos do acordo climático de Paris. Neste ano, também haverá a conferência de biodiversidade da ONU, em que serão estabelecidos alvos significativos para proteger os lugares e as espécies que sustentam a vida.

O Papa Francisco celebrará o aniversário da Laudato Si’ no dia 24 de maio, visitando a “Terra dei Fuochi”, perto de Nápoles, no sul da Itália, onde incêndios e resíduos tóxicos poluíram o meio ambiente, com graves danos à população local. 

A Semana Laudato Si’ é patrocinada pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, com o Movimento Católico Global pelo Clima e o Renova+.

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário