26 junho, 2016

Visita do Papa ao Mosteiro de Khor Virap - Prisão de São Gregório




(RV) Depois da Divina Liturgia, o Papa voltou então de carro para a Nunciatura, onde houve um almoço ecuménico oferecido pelo Cathólicos e em que participaram Arcebispos e Bispos  arménios Apostólicos, católicos, e o séquito do Papa. Às 15.30 teve um breve encontro com cerca de 100 delegados e bem-feitores da Igreja Arménia Apostólica.  Seguiu-se a assinatura da Declaração Comum, e a partida ao Mosteiro de Khor Virap, última etapa da sua visita à Arménia.

O Mosteiro fica na fronteira com a Turquia, no sopé do Monte Ararat. Khor Virap significa literalmente “prisão em profundidade” . Inicialmente esse sítio era uma cidadela fortificada, onde São Gregório Iluminador foi emprisionado num poço profundo ao longo de 13 anos pelo rei Tiridate III que perseguia os cristãos. Depois, atingido por uma grave doença, acabou por ficar curado graças à intercessão de Gregório e converteu-se então ao cristianismo com toda a sua família e proclamou a Arménia nação cristã. Estava-se no ano 301 depois de Cristo.

No século V, um mosteiro foi edificado sobre essa prisão e foi instituída uma Confraternidade. Nos séculos XII e XIII o Mosteiro, dotado de seminário e um centro cultural,  serviu de lugar de formação de eminentes personalidades da vida religiosa e cultural da Arménia.  A Igreja construída sobre o posso/prisão de São Gregório (a 6 metros e meio abaixo do nível do solo) é meta de peregrinações  continuas de todo o país. Devastado por um violento terramoto em 1679, o Mosteiro foi reconstruído gradualmente e com muitos modificações e acrescentos, como por exemplo,  a Torre dos Sinos que é do século XIX. O Mosteiro forma visitado pelo Papa João Paulo II a 27 de Setembro de 2001, na conclusão da sua visita de três dias à Arménia.

A cerimónia em Khor Virap prevê a ascensão duma vela na sala Poço de São Gregório, procissão até à capela adjacente, oração do Papa e do Katholicos em italiano e arménio respectivamente, palavras de despedida e libertação de duas pombas de paz, do terraço miradouro da Capela, em direcção ao Monte Ararat.

(DA)

Sem comentários:

Enviar um comentário