08 junho, 2016

Papa na audiência geral: em Caná nasce a fé da Igreja


(RV) Quarta-feira, 8 de junho – na audiência geral na Praça de S. Pedro o Papa Francisco falou sobre o primeiro sinal de misericórdia de Jesus nas Bodas de Caná da Galileia.

E a propósito de bodas, o Santo Padre, antes da sua catequese, saudou um grupo de casais que celebram 50 anos de matrimónio dizendo-lhes que “esse sim é que é o vinho bom da família, o vosso é um testemunho que os jovens casais devem aprender. Obrigado pelo vosso testemunho” – disse o Papa.

Partindo do Evangelho de S. João o Santo Padre propôs uma catequese sobre o primeiro milagre de Jesus, o primeiro sinal de Jesus, que tal como denomina o Evangelista S. João é uma “porta de entrada onde estão escritas palavras e expressões que iluminam todo o mistério de Cristo e abrem o coração dos discípulos para a fé” – referiu Francisco.

Ao anunciar o seu ministério público numa festa de Bodas, Jesus manifesta-se como o Esposo anunciado pelos profetas, que revela a essência da Aliança entre Deus e a humanidade: uma história de amor entre dois enamorados, tal como é descrita a relação entre o amado e a amada no livro do Cântico dos Cânticos – observou o Sannto Padre.

Ao mesmo tempo, ao transformar em vinho a água usada para a purificação, Jesus indica a transformação da antiga Lei de Moisés no Evangelho portador da alegria – assinalou o Papa.
Finalmente, durante as Bodas de Caná, Nossa Senhora exorta os servos a fazerem tudo o que Jesus lhes disser que, como disse o Santo Padre, “são a sua herança que entrega a todos nós”:

“As palavras que Maria dirige aos servos vêm coroar o quadro esponsal de Caná: ‘Fazei tudo o que ele vos disser’. É curioso, que são as suas últimas palavras reportadas no Evangelho: são a sua herança que entrega a todos nós.”

Esta recomendação da Mãe de Jesus estende-se a todos os discípulos de Jesus, que são transformados em família de Deus e chamados a participar nas Bodas onde o vinho novo da graça nunca chega a faltar – afirmou o Papa:

“Em Caná os discípulos de Jesus tornam-se a sua família e nasce a fé da Igreja. Àquelas núpcias todos nós somos convidados, para que o vinho novo não venha mais a faltar.”

O Santo Padre no final da sua catequese saudou também o peregrinos de língua portuguesa:

“Dirijo uma saudação cordial aos peregrinos de língua portuguesa, em particular aos fiéis de Curitiba e ao grupo de magistrados brasileiros. Queridos amigos, sois chamados a ser testemunhas do Evangelho no mundo, transfigurados pela alegria e pela graça misericordiosa de Deus. Desça sobre vós e vossas famílias a bênção de Deus.”

O Papa Francisco a todos deu a sua benção!

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário