25 junho, 2016

Papa Francisco na Arménia: homenagem às vítimas de 1915




(RV) No segundo dia da sua viagem à Arménia, o Papa Francisco visitou esta manhã  o Memorial Tsitzernakaberd , dedicado às vítimas do "Metz Yeghern", o "Grand Mal", isto é, às vítimas do massacre da população arménia pelo Império turco-otomano em 1915.

Este monumento construído na década de 1960 na era soviética, tornou-se desde a independência da Arménia um símbolo de renascimento nacional, e uma obrigação para todos os ilustres convidados hospedados no país.

O Papa chegou ao local por volta das 8:30 horas, recebido como em várias etapas desta viagem, pelo Presidente da República da Arménia e pelo Catholicos Karekin II. O Santo Padre depositou uma coroa de flores no momumento. Um grupo de crianças portava imagens dos mártires de 1915. Diante da chama perpétua foi rezado o Pai Nosso.

Após a oração do Pai Nosso diante da “chama perpétua”, foram proclamadas duas leituras: a primeira tirada do Livros dos Hebreus e a segunda do Evangelho de João. No final, o Papa pronunciou a Oração de intercessão:

Cristo, coroa os teus Santos e cumpre a vontade de teus fieis e olhas com amor e doçura às tuas criaturas, escuta-nos dos céus da tua santidade, por intercessão da Santa Mãe de Deus, pelas súplicas de todos os teus santos,e daqueles de quem hoje é a memória. Ouvi-nos, ó Senhor e tem piedade,Perdoai-nos, expia e perdoa os nossos pecados. Faze-nos dignos para glorificar-te, com sentimentos de graças, junto ao Pai e ao Espírito Santo, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.

O Santo Padre, o Catholicos e o Presidente arménio transferiram-se então para a explanada do Museu do Memorial. Ao longo do percurso no jardim, o Papa regou uma árvore, como gesto simbólico da visita.

Na explanada, o comovente encontro com cerca de dez descendentes de perseguidos arménios, que na época foram salvos e acolhidos na residência de verão dos Papas em Castel Gandolfo pelo Papa Pio XI.

Antes de despedir-se, o Papa Francisco assinou o Livro de Honra:

"Aqui rezo, com dor no coração, - escreveu o Papa – para que nunca mais existam tragédias como essa, para que a humanidade não se esqueça e saiba vencer o mal com o bem. Deus conceda ao amado povo armênio e ao mundo inteiro a paz e a consolação. Que Deus guarde a memória do povo armênio. A memória não deve ser diluída nem esquecido, a memória é fonte de paz e de futuro. "

Do Mausoléu o Papa dirigiu-se ao Aeroporto de Yerevan para transferir-se a Gyumri onde celebrará a Missa na Praça Vartanàns.

Sem comentários:

Enviar um comentário