15 junho, 2015

Papa: preservar o coração do ruído mundano

(RV) Segunda-feira, 15 de junho: na Missa em Santa Marta o Papa Francisco alertou para o ruído da mundanidade que pode perturbar os corações.

Tomando como estímulo de reflexão o que diz S. Paulo na liturgia do dia: “não acolher em vão a graça de Deus”, o Santo Padre afirmou que a graça de Deus é dom gratuito e o coração do cristão deve estar preparado para a acolher livre do ruído mundano. Um coração livre de paixões que não seja motivo de escândalo:

“É o escândalo do cristão que se diz cristão, que vai à igreja, vai à missa aos domingos, mas vive não como cristão, mas como mundano ou pagão. E quando uma pessoa é assim, provoca escândalo. Quantas vezes ouvimos nos nossos bairros, nas lojas: ‘Olha aquele ou aquela, todos os domingos na missa e depois faz isto, e isto …’. E as pessoas escandalizam-se. Isto é o que Paulo diz: ‘Não acolher em vão.’. E como devemos acolher? Antes de tudo, é o ‘momento favorável, diz. Nós devemos estar atentos para entender o tempo de Deus, quando Deus passa pelo nosso coração”.

E para preservarmos o nosso coração do ruído mundano devemos viver como S. Paulo nos indica neste dia – afirmou o Papa Francisco:

“Com a pureza, sabedoria, magnanimidade, benevolência e espírito de santidade. A humildade, a benevolência e a paciência que apenas olha para Deus e tem o coração aberto ao Senhor que passa.” (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário