19 junho, 2015

Papa com o Patriarca Aphrem II: fixar olhar na unidade

(RV) Na manhã desta sexta-feira dia 19 de junho, importante encontro do Papa Francisco com Sua Santidade Mor Ignatius Aphrem II, Patriarca Siro-Ortodoxo de Antioquia e de todo o Oriente.
Estiveram reunidos, primeiramente, em encontro privado e depois o Santo Padre teve um encontro com toda a delegação siro-ortodoxa.

Nas palavras que lhes dirigiu o Papa Francisco recordou a antiga amizade entre a Sé de Roma e a Sé de Antioquia – amizade que remonta ao Pontificado de Paulo VI e que foi reforçada pelos Pontífices sucessivos.

O Papa destacou também a vocação ao martírio da Igreja Síro-Ortodoxa desde as suas origens e mesmo no presente. O Santo Padre pediu orações conjuntas pelas vítimas desta violência e de todas as situações de guerra presentes no mundo.

De modo especial, citou os dois bispos, o Metropolita Mor Gregorios Ibrahim e o Metropolita da Igreja Greco-Ortodoxa Paul Yazigi, sequestrados há mais de dois anos, e todos os sacerdotes e fiéis que se encontram na mesma situação. “Peçamos ao Senhor a graça de estarmos sempre prontos ao perdão e sermos agentes de reconciliação e de paz. Isso é o que anima o testemunho dos mártires. O Seu sangue é semente de unidade da Igreja e instrumento de edificação do reino de Deus” – frisou o Santo Padre.

No seu discurso o Papa exortou todos a reforçarem ainda mais os laços de amizade e de fraternidade entre a Igreja Católica e a Igreja Síro-Ortodoxa. “Agilizemos nossos passos no caminho comum, mantendo o olhar fixo no dia em que poderemos celebrar a nossa pertença à única Igreja de Cristo em volta do mesmo altar do Sacrifício e do louvor” – sublinhou o Papa Francisco.

No final do encontro o Papa e o Patriarca rezaram juntos na Capela Redemptoris Mater.

Recordemos que a Igreja Síro-ortodoxa é mártir ainda no presente conhecendo, mesmo na atualidade, na Síria e no Iraque, episódios de perseguição.

Esta igreja tem a sua origem nas primeiras comunidades cristãs estabelecidas em Antioquia, cidade onde residiram os apóstolos Pedro e Paulo. De lá partiram os primeiros missionários que evangelizaram a Ásia e a Europa.

A Igreja Sírio-ortodoxa é muito próxima à Igreja Católica sendo de registar a declaração comum assinada em Roma a 23 de junho de 1984  pelo Papa João Paulo II e pelo Patriarca Mor Zakka Iwas, que reconheceu que as duas partes professam a mesma fé em Cristo e atribuiu as divergências cristológicas à diversidade cultural.

O Patriarca Moran Mor Ignatius Aphrem II foi eleito em 2014 como 123º Patriarca Sírio-ortodoxo de Antioquia e de todo o Oriente. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário