13 junho, 2015

Papa Francisco visitará a África em novembro

(RV) O Papa Francisco vai visitar a República Centro-Africana e o Uganda em novembro deste ano. O Quénia poderá ser também uma etapa mas é, para já, apenas uma possibilidade.

Perante mais de mil padres reunidos no III Retiro Mundial de Sacerdotes organizado pelo Serviço Internacional do Renovamento Carismático, o Papa Francisco, no momento das perguntas e respostas revelou o mês da sua viagem ao continente africano dizendo: “Se Deus quiser, estarei em África no mês de novembro, primeiro na República Centro-Africana e depois no Uganda”.

Falando sobre África o Papa Francisco disse., ainda, existir naquele continente uma relevante ação da Igreja Católica em particular nas escolas e hospitais. No entanto, o Santo Padre criticou a exploração dos recursos naturais africanos por parte das potências mundiais, tendo considerado que respostas de emergência não chegam.

O Santo Padre referiu-se ainda aos problemas de instabilidade política em África, tendo dado mesmo o exemplo de Moçambique.

O tema da meditação do Papa Francisco foi: “Transformados pelo amor e para o amor”. Numa longa alocução o Santo Padre abordou vários assuntos e realidades, falando em espanhol.

Os sacerdotes ouviram com muita atenção o Papa Francisco que afirmou gostar de ver os padres e os bispos juntos. Proximidade e frontalidade, pediu o Papa, na relação entre padres e bispos: “digam o que tiverem que dizer na cara como homens” e, em particular, o bispo deve falar com a frontalidade de um pai com proximidade e “carinho”.

E o Santo Padre recordou que o que “salvou a Igreja primitiva da divisão foi a coragem de Paulo de dizer as coisas na cara”.

Uma palavra significativa do Papa para as mulheres presentes na Basílica, elogiando o “génio feminino” que acompanha a vida eclesial desde o início e recordou que não nos podemos esquecer que “Maria é muito mais importante do que os apóstolos”.

Abordando o essencial da sua meditação o Papa Francisco pediu aos sacerdotes para se deixarem transformar pelo amor de Jesus e quando se sentirem tentados “não tenham medo e aproximem-se do sacrário” e olhem para o Senhor e “deixem-se olhar por Ele mesmo que adormeçam junto do sacrário” – comentou o Papa.

Na sua meditação o Santo Padre apelou aos sacerdotes para não serem funcionários, “apegados à lei” mas sim misericordiosos. Deu-lhes também o conselho de darem importância às homilias tendo mesmo referido que os fiéis depois de 8 minutos “desligam”: “tenham piedade do povo fiel de Deus” – gracejou o Papa.

Sem comentários:

Enviar um comentário