09 junho, 2015

Papa: não diluir a identidade cristã numa religião soft



(RV) Terça-feira, 9 de junho: o Papa Francisco na Missa em Santa Marta afirmou que não podemos diluir a identidade cristã numa religião soft. Desenvolvendo a sua homilia refletindo sobre as palavras de S. Paulo aos Coríntios que fala, precisamente, da identidade dos discípulos de Jesus, o Santo Padre afirmou que esta identidade revela-se no testemunho. E o testemunho é a linguagem da nossa identidade cristã – pois esta é uma identidade concreta que, contudo, corre o risco de se tornar débil e perder-se:

“… passar do testemunho às ideias, diluir o testemunho. ‘Eh sim, sou cristão. O Cristianismo é isto, uma bela ideia. Eu rezo a Deus’. E assim, do Cristo concreto, passamos a esta religião um pouco 'soft', no ar...”

“A cruz – disse o Papa – é um escândalo” e, portanto, há quem busque Deus em “espiritualidades cristãs um pouco etéreas”. Segundo o Santo Padre, uma outra forma de diluição da identidade cristã é a mundanidade que faz com que o espírito cristão, que é sal da terra, perca o sabor. E, desta forma, vemos comunidades cristãs, que se dizem cristãs, mas não podem nem sabem dar testemunho de Jesus Cristo. E ,assim, o sal perde o sabor”  - afirmou o Papa Francisco. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário