22 junho, 2015

Papa aos jovens em Turim: não à hipocrisia e ao hedonismo

(RV) No final da tarde deste domingo dia 21 de junho o Papa Francisco encontrou-se com os jovens de Turim, concluindo, assim, o seu primeiro dia naquela diocese.

O Santo Padre convidou os 90 mil jovens presentes na Praça Vittorio, a viverem a vida com amor, indo contra a corrente, seguindo as palavras do Beato Pier Giorgio Frassati: “viver, e não, ir vivendo”:

 “Dá-me tanta tristeza no coração os jovens que se reformam com 20 anos! Envelheceram depressa... Aquilo que faz com que um jovem não se reforme é a vontade de amar.”
O Papa Francisco pediu aos jovens escolhas decididas e concretas de vida: escolhas radicais mesmo que sejam impopulares:

“Mas o amor é muito respeitoso das pessoas, não usa as pessoas, ou seja, o amor é casto. E neste mundo hedonista, onde só tem publicidade o prazer, eu digo-vos: sede castos.”

Respira-se um certo sentido de desconfiança, hoje em dia – afirmou o Santo Padre – um sentimento muito ditado pela hipocrisia:

“Faz pensar numa só coisa: gente dirigente, empresários que se dizem ‘cristãos’ e fabricam armas. E aquilo dá um pouco de desconfiança: mas dizem-se ‘cristãos’.”

A hipocrisia fez grandes estragos no século passado, nomeadamente, através da indiferença dos Estados – sublinhou o Papa Francisco que referiu em concreto a tragédia dos armenos num genocídio acontecido nos anos 1915 e 1916 e o holocausto hebreu na Segunda Guerra Mundial. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário