28 junho, 2015

Angelus: a luz da fé cura e liberta da morte


(RV) Domingo, 28 de junho: oração do Angelus com o Papa Francisco na Praça de S. Pedro. Uma grande multidão de fiéis saudou o Santo Padre e ouviu-o referir-se ao Evangelho deste XIII Domingo do Tempo Comum, em que S. Marcos nos apresenta a passagem da menina de doze anos, filha de um dos líderes da Sinagoga, o qual se atira aos pés de Jesus suplicando que a sua filha não morra. Jesus diz-lhe para não temer e ter fé e ressuscitou a menina.
Neste domingo, no âmbito deste episódio, o Evangelista Marcos insere uma outra passagem: a da cura da mulher que há doze anos sofria de perda de sangue. Segundo, a cultura do tempo, esta mulher era impura. Mas ela toca Jesus, e o Senhor sentindo a sua aproximação cura-a dizendo-lhe que a sua fé a salvou.

O Papa Francisco resumiu o significado destes dois episódios evangélicos:

“Estes dois episódios – uma cura e uma ressurreição – têm um único centro: a fé. A mensagem é clara e pode-se resumir numa pergunta: cremos que Jesus nos pode curar e nos pode acordar da morte? Todo o Evangelho está escrito na luz desta fé: Jesus ressuscitou, venceu a morte e por esta vitória, também nós ressuscitaremos.”

Sem comentários:

Enviar um comentário