11 junho, 2015

C9: tutela dos menores e reforma dos media em destaque

(RV) Concluiu-se nesta quarta-feira dia 10 de junho no Vaticano mais uma reunião do Conselho de Cardeais. Foi o décimo encontro deste organismo que foi criado pelo Papa Francisco para o apoiar na Reforma da Cúria Romana. Foram três os temas objeto de decisões: Tutela do menores, reforma dos media e esboço da nova Constituição.

Sobre a tutela dos menores o Presidente da Comissão Pontifícia para a Tutela dos Menores, Cardeal Sean Patrick O'Malley, apresentou um relatório sobre “as denúncias de abusos de poder episcopal”, preparado pelo próprio organismo. O relatório engloba também “uma proposta sobre o tema das denúncias dos abusos sexuais em menores e adultos vulneráveis por parte do clero”.

Tais documentos foram aprovados pelo Santo Padre que concedeu a autorização para que “sejam fornecidos recursos adequados para se alcançar este objetivo”. Ficou estabelecido, portanto, “que a competência de receber e analisar as denúncias de abusos de poder episcopal pertence às Congregações para os Bispos, para a Evangelização dos Povos ou para as Igrejas Orientais e todas as denúncias devem ser apresentadas à Congregação apropriada. Também foi aprovado que será a Congregação para a Doutrina da Fé a julgar os processos, como informou o Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé:

“Que o Santo Padre dê um mandato à Congregação para a Doutrina da Fé para julgar os bispos em relação aos delitos de abuso de poder. Portanto, as denúncias são feitas às três Congregações, mas o julgamento é feito depois pela Doutrina da Fé que, como sabemos, tem também uma natureza de Tribunal”.

Também foi autorizada a instituição de uma nova Secção Judicial dentro da Congregação para a Doutrina da Fé, como refere o Padre Lombardi:

“No Código de Direito Canónico provavelmente existiam elementos, mas até agora não existia um procedimento, não havia uma indicação de competências específicas. Portanto, este é um passo muito importante”.

Foi também apresentado ao Conselho o relatório do Diretor do Centro Televisivo Vaticano e Presidente da Comissão para os Meios de Comunicação Vaticanos, o Mons. Dario Viganò, que propõe um projeto de reforma a ser implementado em quatro anos e que prevê “a salvaguarda dos funcionários e uma integração das instituições”:

“As instituições envolvidas são o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, a Sala de Imprensa, a Rádio Vaticano, o Centro Televisivo Vaticano, o L’Osservatore Romano, o Serviço Fotográfico, a Livraria Editora Vaticana, a Tipografia Vaticana e o Serviço Internet. Portanto, todas as instituições de tipo mediático comunicativo estão inseridas neste projeto.”

“O Conselho de Cardeais expressa ao Santo Padre Francisco um parecer positivo e isto também no que diz respeito aos tempos de implementação, que prevê nos próximos meses a constituição do Dicastério e as nomeações necessárias para o início do processo. Portanto, prevê-se a constituição de um Dicastério, para o qual  não existe ainda um nome fixado – Secretariado, Conselho, Secretaria, não existe uma especificação em relação a isto – e que se ocupe do conjunto dos media e das comunicações da Santa Sé e que assim administre este processo de gradual integração das instituições, até chegar a um novo ordenamento, num período previsível de 4 anos, evidentemente em passos graduais”.

Outro tema tratado foi o esboço do preâmbulo da nova Constituição, que será ulteriormente elaborada e que envolve reformas no campo económico-financeiro. A este respeito, o Prefeito da Secretaria para a Economia, o Cardeal George Pell, apresentou um relatório onde referiu a criação de três grupos de trabalho para a análise das entradas e dos investimentos, para a gestão dos recursos humanos e para o estudo dos sistemas informáticos existentes.

A próxima reunião do Conselho de Cardeais está prevista para os dias 14 a 16 de setembro de 2015. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário