11 junho, 2015

Papa: cristãos caminhem no serviço e na gratuidade

(RV) Quinta-feira, 11 de junho: o Papa na Missa em Santa Marta afirmou três ideias concretas para a vida dos cristãos: caminho, serviço e gratuidade. Comentando a passagem do Evangelho em que Jesus envia os discípulos a anunciar a Boa Nova, o Papa disse que Jesus não lhes aponta um caminho ‘passeio’, mas envia-os com uma mensagem: anunciar o Evangelho, sair para levar a Salvação, o Evangelho da Salvação.

O discípulo de Jesus deve caminhar, desde logo, através de um percurso interior – considerou o Santo Padre – cultivando o valor da missionariedade para sair de si mesmo levando o Evangelho aos outros:

“O percurso do discípulo de Jesus é ir além para levar esta Boa Notícia, mas há outro percurso: o percurso interior, o percurso dentro de si, o percurso do discípulo que procura o Senhor todos os dias na oração, na meditação. O discípulo deve fazer este percurso porque se não buscar sempre a Deus, o Evangelho que levar aos outros será um Evangelho frágil, aguado, sem força.”

Segundo o Santo Padre, um discípulo de Jesus deve anunciar o Evangelho caminhando no serviço e na gratuidade:

“Se um discípulo não caminha para servir não serve para caminhar. Se a sua vida não é para o serviço, não serve para viver como cristão. E ali está a tentação do egoísmo: ‘Sim, eu sou cristão, eu estou em paz, eu confesso-me, vou à missa, cumpro os mandamentos'. Mas o serviço aos outros: o serviço a Jesus nos doentes, nos encarcerados, nos famintos, nos nus. É o que Jesus nos disse que devemos fazer, porque Ele está ali! O serviço a Cristo nos outros”.

É triste quando se encontram cristãos que se esquecem de servir gratuitamente – observou o Papa Francisco que deixou claro que o serviço na gratuidade é uma condição do caminho do serviço cristão: “Gratuitamente haveis recebido, gratuitamente deveis dar”. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário