03 maio, 2015

Regina Coeli: somos ramos da única videira que é Jesus

(RV) Domingo, 3 de maio, Regina Coeli na Praça de S. Pedro. Da janela do Palácio Apostólico o Papa Francisco saudou a multidão de fiéis que o ouviram comentar o evangelho deste V Domingo da Páscoa em que Jesus declara ser a videira e os discípulos os seus ramos. Segundo o Papa, desta forma, Jesus afirma que mesmo quando não estará fisicamente presente no meio deles, eles poderão ficar unidos a Jesus num novo modo, e assim dar muito fruto:

“Jesus é a videira, e através d’Ele – como a seiva da árvore – passa aos ramos o próprio amor de Deus, o Espírito Santo. Nós somos os ramos e através desta parábola Jesus quer fazer-nos perceber a importância de permanecer unidos a Ele. Os ramos não são autossuficientes, mas dependem totalmente da videira, na qual se encontra a fonte da sua vida.”

“Assim é para nós cristãos. Iniciados com o Batismo em Cristo, recebemos d’Ele gratuitamente o dom da vida nova; e graças à Igreja podemos ficar em comunhão vital com Cristo. Ocorre manter-se fiéis ao Batismo e crescer na intimidade com o Senhor mediante a oração, a escuta e a docilidade à sua Palavra, a participação aos Sacramentos, especialmente, à Eucaristia e à Reconciliação.”

Se estamos intimamente unidos a Jesus – sublinhou o Santo Padre – podemos viver os dons do Espírito Santo que, segundo S. Paulo, são “amor, alegria, paz, magnanimidade, benevolência, bondade, fidelidade, mansidão, domínio de si”. É a partir destas atitudes que se reconhece um cristão, tal como, dos frutos se reconhece a árvore – disse o Papa Francisco que destacou os frutos da bondade, da caridade e da paz que os cristãos podem levar ao mundo amando os mais pobres e aqueles que estão em sofrimento.

Após a oração do Regina Coeli o Papa Francisco saudou os diversos grupos presentes na Praça provenientes de Itália e de tantos países do mundo. Recordou a proclamação neste sábado, em Turim, norte de Itália, do Beato Luigi Bordino, leigo consagrado da Congregação dos Irmãos de S. José Cottolengo. Luigi Bordino dedicou a sua vida aos doentes, sobretudo aos mais pobres. O Santo Padre destacou ainda a Jornada pelas crianças vítimas de violência que se celebra neste domingo.

O Papa Francisco pediu a todos os fiéis para rezarem por ele e desejou um bom domingo e um bom almoço. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário