16 maio, 2015

Papa recebeu bispos da Republica Centro-Africana

(RV) Nesta sexta-feira, dia 15 de maio, o Papa Francisco recebeu em audiência os bispos da República Centro Africana presentes em Roma em visita Ad Limina Apostolorum.

Recordando os tempos difíceis por que passaram as populações deste país nos últimos meses o Santo Padre considerou ser este encontro uma oportunidade de reforçar a comunhão entre as Igrejas locais da República Centro Africana e a Igreja de Roma. Em particular o Papa reconheceu o trabalho que as comunidades cristãs fazem na ajuda às vítimas da violência e na ajuda aos refugiados.

O Santo Padre considerou serem desafios difíceis aqueles que o povo deste país está a viver e disse aos bispos para não perderem a coragem no meio das ‘tempestades’, mas a encontrarem aí a esperança e o entusiasmo para um dinamismo renovado tal como disse o Apóstolo S. Paulo a Timóteo: “…suporta os trabalhos, evangeliza e consagra-te ao teu ministério”.

No processo de transição institucional que está em curso na República Centro Africana, o Papa advertiu os bispos que eles “têm um papel profético insubstituível em reiterar e testemunhar os valores da justiça, da verdade, da honestidade que está na base de toda a renovação, em promover o diálogo e a coexistência pacífica entre as diferentes religiões e etnias, favorecendo assim a reconciliação e a coesão social, chave para o futuro”.

O Santo Padre recordou ainda que a Igreja não deve “misturar-se em querelas políticas” mas que, todavia, deve incentivar o papel dos leigos cristãos nos assuntos políticos.

Recordemos que há cerca de três anos o país caiu numa guerra civil de matrizes políticas, religiosas e territoriais. A República Centro-Africana hoje é governada interinamente pela primeira presidente mulher da história. Contudo, isso não foi suficiente para estabilizar o cenário político e religioso. Diversos atos de violência com fundo religioso ainda são perpetrados entre a população, apesar dos bispos negarem que se trate de “uma guerra inter-religiosa”.

Em dezembro de 2013 o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma intervenção militar sob a liderança francesa. Em abril de 2014, aprovou a criação da missão de Paz Minusca, que chegou ao país com 10 mil homens em setembro e, desde então, está em andamento.

A República Centro-Africana tem mais de 6 milhões de habitantes, dos quais cerca de 50% são cristãos. Destes, aproximadamente 36% são católicos. Ocupa um dos últimos lugares na lista do desenvolvimento humano e regista altos níveis de pessoas seropositivas.
S. João Paulo II foi o único Pontífice a visitar o país, em 1985. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário