01 maio, 2015

Papa: pobres, política e família – indicações de missão aos CVX


(RV) O Papa Francisco recebeu nesta quinta-feira dia 30 de abril, na Sala Paulo VI, cerca de cinco mil membros das Comunidades de Vida Cristã de Itália e de vários grupos de espiritualidade inaciana que seguem a tradição formativa dessa entidade e estão empenhados na  evangelização e na promoção humana. O Papa saudou de modo particular os ex-alunos do Instituto “Massimo” de Roma e os representantes de outras escolas administradas pelos Jesuítas em Itália.

O Papa Francisco deu três indicações para o caminho espiritual e comunitário das Comunidades de Vida Cristã:

Em primeiro lugar, o compromisso em difundir a cultura da justiça e da paz. “Vós sois chamados a dedicar-vos ao bem comum também através do serviço às pessoas envolvidas na política”. “Essa é a forma”, como dizia o Beato Paulo VI, “mais elevada e exigente da caridade” – afirmou o Papa Francisco.

Como segunda prioridade apostólica, o Santo Padre indicou a pastoral familiar debatida no último Sínodo dos Bispos e encorajou os presentes a “ajudarem as comunidades diocesanas na atenção à família, célula vital da sociedade, e no acompanhamento dos noivos ao matrimónio”.

A terceira indicação do Papa Francisco foi a missionariedade. O Santo Padre incentivou as CVX a encontrarem os pobres do mundo e as comunidades que mais precisam de agentes pastorais.

O Papa encorajou os membros das Comunidades de Vida Cristã a manterem a capacidade de sair e caminhar em direção aos mais pobres. “A solidariedade para com eles confirme a vossa vocação na construção de pontes de paz em todo o lugar”, destacou o Papa Francisco na conclusão do seu discurso. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário