20 maio, 2015

Acordo Santa Sé-Estado da Palestina satisfaz a Liga Árabe

(RV)  secretário-geral da Liga Árabe, Nabil Elaraby, expressou satisfação pelo “reconhecimento vaticano do Estado da Palestina”. Esta declaração foi divulgada na passada segunda-feira dia 18 pela organização com sede no Cairo.

Elaraby expressou a convicção de que o passo anunciado no dia 13 de maio, contribuirá para favorecer os legítimos direitos do povo palestiniano, a começar pelo direito de ter um Estado independente. Ele expressou ainda a esperança de que outros Estados e Governos possam em breve seguir o exemplo do Vaticano, reconhecendo a seu tempo o Estado da Palestina.

Recordemos que desde que o Estado da Palestina foi votado favoravelmente como Estado Observador não membro nas Nações Unidas, a Santa Sé utiliza a expressão “Estado da Palestina” em todos os seus documentos oficiais e nas diversas comunicações sobre o país, como por exemplo, no programa oficial da viagem do Papa Francisco à Terra Santa, em maio de 2014.

O Presidente palestiniano Mahmoud Abbas esteve duas vezes no Vaticano após a votação nas Nações Unidas e nessas ocasiões foi recebido e oficialmente tratado como “Presidente do Estado da Palestina”. Foi com este mesmo título que foi recebido no passado sábado dia 16 de maio pelo Papa Francisco, aquando da sua vinda a Roma para a canonização das duas santas palestinianas, Maria Baouardy e Maria Alfonsina Ghattas. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário