25 março, 2019

Papa assina em Loreto a Carta pós-sinodal aos jovens

 
 
Após celebrar a missa no Santuário do Loreto, o Papa Francisco assinou a Exortação Apostólica pós-sinodal dedicada aos jovens.
 
Bianca Fraccalvieri –

O Papa Francisco escolheu o Santuário do Loreto para assinar nesta segunda-feira (25/03) a Exortação Apostólica, fruto do Sínodo dos Bispos para os jovens, intitulada "Christus vivit - Cristo vive". 

Segundo a tradição, no Santuário estão conservadas as paredes onde a Virgem disse o seu "sim" ao projeto de Deus. Ali, o Papa deteve-se em oração silenciosa antes de presidir a celebração eucarística, em que não pronunciou a homilia.

No altar, o Pontífice assinou o documento ao lado do Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Card. Lorenzo Baldisseri.

Na sequência, o Pontífice cumprimentou por cerca de meia hora os doentes presentes dentro da Basílica.

No final, no adro do Santuário, Francisco pronunciou um discurso aos fiéis em que destacou a vocação da Santa Casa como a casa dos jovens, porque ali a Virgem Maria continua a falar às novas gerações, acompanhando cada um na busca de sua vocação. 

Escuta, discernimento e decisão
 
No evento da Anunciação, que a Igreja celebra neste dia 25 de março, aparece a dinâmica da vocação, expressa nos três momentos que marcaram o Sínodo: escuta da Palavra; discernimento; e decisão.

O primeiro momento, o da escuta, manifesta-se nas palavras do anjo: "Não temas Maria, [...] conceberás um filho, dar-lhe-ás à luz e o chamarás Jesus".

“É sempre Deus quem toma a iniciativa de chamar a segui-lo”, disse o Papa, acrescentando que precisamos de estar prontos e dispostos a escutar e acolher a voz de Deus, que não se reconhece no barulho e na agitação.

O segundo momento típico de cada vocação é o discernimento, expresso nas palavras de Maria: “Como acontecerá isso?”.

Maria não duvida, explicou o Papa; pelo contrário, quer descobrir todas as surpresas de Deus. E esta é a atitude do discípulo: colaborar com a iniciativa gratuita do Senhor para aprofundar as próprias capacidades.

A decisão é a terceira fase que caracteriza cada vocação cristã, explicitada na resposta de Maria ao anjo: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”.
“ Maria é o modelo de toda vocação e a inspiradora de toda a pastoral vocacional: os jovens que estão na busca e se interrogam sobre o seu futuro, podem encontrar em Maria, Aquela que os ajuda a discernir o projeto de Deus sobre si mesmos e a força para aderir a ele. ”
Loreto, polo espiritual
 
Francisco aponta Loreto como um local privilegiado onde os jovens podem ir em busca da própria vocação, “um polo espiritual o serviço da pastoral vocacional”, oferecendo indicações práticas aos frades capuchinhos que cuidam da Basílica, como por exemplo a ampliação do horário de fecho. 

Família e doentes
 
Além de ser a casa dos jovens, a Santa Casa é também o local da família. Para Francisco, a experiência doméstica da Virgem indica que família e jovens não podem ser dois setores paralelos da pastoral das comunidades, mas “devem caminhar estreitamente unidos, porque com frequência os jovens são aquilo que uma família deu a eles no período do crescimento”.

A Casa de Maria é ainda a casa dos doentes. “A doença fere a família, e os doentes devem ser acolhidos dentro da família”, recordou, enviando a todos os doentes do mundo uma afetuosa saudação. “Vocês estão no centro da obra de Cristo, porque partilham e carregam de maneira mais concreta atrás Dele a cruz de todos os dias.” 

Precisa-se de pessoas simples e sábias
 
O Papa concluiu confiando aos fiéis uma missão: “levar o Evangelho da paz e da vida aos nossos contemporâneos, muitas vezes distraídos, presos pelos interesses terrenos ou imersos num clima de aridez espiritual. Precisa-se de pessoas simples e sábias, humildades e corajosas, pobres e generosas”.

Francisco pediu a intercessão de Nossa Senhora para que ajude todos os fiéis, especialmente os jovens, a percorrerem o caminho da paz e da fraternidade fundadas no acolhimento e no perdão, no respeito pelo outro e no amor que é dom de si.

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário