08 março, 2019

Diálogo inter-religioso: ferramenta na luta contra o ódio e o antissemitismo


 Encontro do Papa com a Delegação Judaica Americana  (Vatican Media)

“Se quisermos um futuro melhor, se sonharmos com um futuro de paz, precisamos de dar espaço às mulheres”. São palavras do Papa Francisco no encontro com a Delegação do Comité Judaico Americano, na manhã desta sexta-feira (08/03) 

Manoel Tavares - Cidade do Vaticano

Na sua série de audiências, o Santo Padre recebeu, na manhã desta sexta-feira (08/3), na Sala do Consistório, no Vaticano, uma Delegação de 40 pessoas do Comité Judaico Americano.

No seu discurso, o Papa recordou os diversos contactos que a organização manteve com os sucessores de Pedro, desde o início do diálogo oficial entre a Igreja Católica e o Judaísmo:
“ O vosso compromisso com o diálogo católico-judaico tem tantos anos quanto a Declaração “Nostra Aetate”, uma pedra miliar no nosso caminho de redescoberta fraterna. Muito me alegra que, com o tempo, conseguimos manter boas relações e intensificá-las cada vez mais ”
Cultivar estas boas relações fraternas por tanto tempo, afirmou o Papa, é um dom e, ao mesmo tempo, um chamamrnto de Deus. Somos chamados a construir, juntos, uma atmosfera familiar, escolhendo, com todas as nossas forças, o amor divino, que inspira respeito e apreço pela religiosidade de cada um.


Neste sentido, o Santo Padre expressou a sua grande preocupação pelo recrudescimento bárbaro, em vários países, de ataques anti-semitas. Por isso, reiterou a necessidade de vigiar contra este fenómeno:
“ Reafirmo que, para um cristão, toda a forma de antissemitismo representa uma negação das próprias origens, uma contradição absoluta. Devemos fazer como um pai, que, apesar de ver coisas trágicas, jamais se cansa de transmitir aos seus filhos os fundamentos do amor e do respeito. Enfim, devemos olhar o mundo com os olhos das mães, com os olhos da paz ”
Por isso, Francisco sugeriu uma importante ferramenta na luta contra o ódio e o antissemitismo: o diálogo inter-religioso voltado para a promoção do compromisso com a paz, o respeito mútuo, a proteção da vida, a liberdade religiosa, a proteção da criação.

Enfim, disse o Papa, Judeus e cristãos também partilham uma rica herança espiritual, que permite fazer, juntos, muitas coisas boas. Diante do secularismo e do abismo da desigualdade entre ricos e pobres, somos chamados a cuidar dos irmãos mais vulneráveis: os pobres, os fracos, os enfermos, as crianças, os idosos.

No nosso serviço à humanidade, assim como no nosso diálogo inter-religioso, os jovens aguardam e sonham com a descoberta de novos ideais. Portanto, o Santo Padre realçou a importância de treinar as gerações futuras no caminho do diálogo judaico-cristão. Este compromisso comum, no campo da educação dos jovens, também é uma ferramenta eficaz para combater a violência e abrir novos caminhos para a paz.


VN

Sem comentários:

Enviar um comentário