28 abril, 2017

Egipto, terra de civilização e de alianças - Papa em Al-Azhar



(RV) O Papa exprimiu alegria e agradeceu ao Grande Imã por ter pensado e organizado essa conferência e por lhe ter convidado a tomar parte nela.

Francisco articulou a sua intervenção em dois eixos de pensamentos traídos da “gloriosa história” do Egipto que ao longo dos séculos – disse - se mostrou ao mundo como terra de civilização e de alianças.

No que toca ao primeiro ponto – terra de civilização – Francisco evocou o inestimável património cultural do Egipto em todos os domínios do saber para depois afirmar que “a procura do saber e o valor da instrução foram escolhas fecundas de desenvolvimento empreendidas pelos antigos habitantes desta terra”.

E ao lado da educação e da instrução, que devem ser valorizadas também hoje, Francisco sublinhou a necessidade da escolha de paz e para a paz para o futuro, pois que não haverá paz sem uma educação adequada para as novas gerações. Uma educação que tenha em conta a natureza do homem, a sua relação com o Transcendente e com o outro e que ultrapasse as tentações de rigidez e fechamentos em si próprios. Uma educação que leve a uma sapiência aberta e em movimento, humilde e indagadora; que sabe valorizar o passado e pô-lo em diálogo com o presente, sem renunciar a uma adequada hermenêutica. Uma sapiência que recusa a violência, o medo do outro e põe no centro a dignidade do homem.

O Papa recorda que somos sempre chamados a percorrer o  caminho do diálogo, especialmente o dialogo inter-religioso. Nisto enaltece o exemplo concreto e encorajador do trabalho desenvolvido pelo Comité misto para o Dialogo entre o Conselho Pontifício para o Dialogo Inter-religioso e o Comité Al-Azhar para o Dialogo. E dá três indicações fundamentais que, a seu ver, se bem conjugadas podem ajudar no diálogo:

O dever de identidade, a coragem da alteridade e a sinceridade das intenções

Francisco explicou depois o sentido de cada uma destas indicações e acabou por dizer:

Educar à abertura respeitosa e ao dialogo sincero com o outro, reconhecendo os direitos e as liberdades fundamentais, especialmente a religiosa, constitui o melhor caminho para edificar juntos o futuro, para ser construtores de civilização, porque a única via à civilização do encontro é a incivilização do recontro. E para contrastar realmente a barbárie de quem sopra no ódio e incita à violência, ocorre acompanhar e fazer amadurecer gerações que respondam à logica incendiária do mal com o paciente crescimento do bem: jovens que, como árvores bem plantadas, sejam enraizados no terreno da história e, crescendo em direcção ao Alto e ao lado dos outros, transformem cada dia o ar poluído do ódio no oxigénio da fraternidade”.

Um desafio de civilização tão urgente como este  - cristãos, muçulmanos e todos os crentes – estamos chamados a dar o nosso contributo, pois que todos vivemos sob o sol de um único Deus misericordioso.

Neste sentido nos podemos chamar irmãos e irmãs, porque sem Deus a vida do homem seria como o céu sem o sol”.

E invocou a intercessão de São Francisco e do Sultão Malik Al Kamil, que há 800 anos se encontraram em terras de Egipto, para que o sol de uma renovada fraternidade em nome de Deus surja de novo e brote desta terra, beijada pelo sol, a aurora de uma civilização da paz e do encontro.

Mas, o Egipto não é apenas a terra onde surgiu o sol da sapiência. A luz policromática das religiões iluminou esta terra – disse o Papa ao introduzir o segundo eixo do seu pensamento, traído da “gloriosa história do país”: a aliança. Enalteceu o enriquecimento recíproco que no passado as diversas religiões do país representaram. Sem se misturarem, souberam, todavia, aliar-se para o bem nacional. Alianças como essas são hoje necessárias e urgentes – disse Francisco que utilizou o símbolo do “Monte da Aliança” que se ergue precisamente no Egipto e recorda antes de mais que “uma autentica aliança na terra não pode prescindir do Céu, que a humanidade não pode propor encontrar-se em paz excluindo Deus do horizonte, e não pode sequer subir ao monte para se apoderar de Deus”.

Hoje existe o perigo de a religião ser absorvida pela gestão de negócios temporais e tentada pelas lisonjas do poder mundano que, na realidade, a instrumentalizam. Recordou que o mundo procura sempre nas religiões respostas e que religiõs não são o problema, mas parte da solução. Elas recordam que é necessário elevar o ânimo em direcção ao Alto para aprender a construir a cidade dos homens.

E o Papa recorda os mandamentos promulgados precisamente no Monte Sinai e em que ressoa o mandamento “Não matarás”. Deus não cessa de amar a vida, o homem, e por isso o exorta a contrastar a via da violência como pressuposto fundamental de qualquer aliança aqui na terra. As religiões são chamadas, em primeiro lugar, a pôr em prática este mandamento. A violência é, de facto, a negação de qualquer religiosidade autentica.

Enquanto responsáveis religiosos somos, portanto, chamados a desmascarar a violência que se apresenta sob presumíveis formas de religiosidade, fazendo pressão sobre a absolutização dos egoísmos em vez da sua autentica abertura ao Absoluto.”

Francisco recordou a seguir que todos somos chamados a denunciar as violações contra a dignidade humana e contra os direitos humanos e a desmascarar todas as formas de ódio em nome da religião e a condená-las como falsificação idolátrica de Deus.

“O seu nome é Santo, Ele é Deus de Paz, Deus salam. Por isso só a paz é santa e nenhuma violência pode ser perpetrada em nome de Deus, porque profanaria o seu Nome”.

Juntos, a partir desta terra de aliança entre as pessoas  e entre os crentes, repitamos um “não” forte e claro a todas as formas de violência, vingança e ódio cometidos em nome da religião, em nome de Deus. Juntos afirmemos a incompatibilidade entre violência e fé, entre crer e odiar. Juntos declaremos a sacralidade de cada vida humana contra qualquer forma de violência física, social, educativa ou psicológica.”

E o Papa convidou todos a dizerem juntos: quanto mais se cresce na fé em Deus, mais se cresce no amor ao próximo.

Mas a tarefa da religião não é só desmascarar o mal – advertiu Francisco. Tem também a vocação de promover a paz, hoje mais do que nunca necessária. Sem sincretismos conciliadores, o nosso dever é o de rezar uns pelos outros, pedindo a Deus o dom da paz, encontrar-se, dialogar, promover a concórdia, a amizade, a colaboração.

E pronunciou-se contra os armamentos. De pouco serve elevar a voz e rearmar-se para se proteger. Hoje o que é necessário são construtores de paz, não de provocadores de conflitos; de bombeiros, não de incendiários; de pregadores de reconciliação e não de destruição.

O Papa denunciou os populismos demagógicos que surgem no mundo de hoje e que não ajudam a consolidar a paz e a estabilidade. Recordou que para prevenir os conflitos e edificar a paz é fundamental empenhar-se na remoção da pobreza e da exploração, bloquear os fluxos de dinheiro e de arma em direcção a quem fomenta a violência. E mais ainda, pôr termo à proliferação de armas.

Um empenho urgente e grave a que são chamados todos os responsáveis das nações, das instituições e da informação, líderes religiosos - disse Francisco exprimindo o desejo de que o Egipto possa responder com a sua vocação de civilização e aliança, contribuindo para desenvolver processo de paz para este amado povo e para toda a região do Médio Oriente.

(DA)

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