23 janeiro, 2015

Papa: a família é a primeira escola de comunicação



(RV) “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor” este o título da Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais que foi apresentada hoje em conferência de imprensa no Vaticano.

Na conferência de imprensa de apresentação estiveram presentes o arcebispo D. Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, da professora Chiara Giaccardi, da Faculdade de Letras e Filosofia (Departamento de Ciências das Comunicações e do Espetáculo) da Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão (Itália), e do professor Mario Magatti, da Faculdade de Ciências Políticas da mesma instituição académica.

A Mensagem está incluída no processo sinodal sobre a família que está em curso e que neste ano terá um encontro ordinário em outubro. “Aliás, a família é o primeiro lugar onde aprendemos a comunicar.” – refere o Santo Padre logo no início da sua mensagem.

O Papa Francisco, na sua Mensagem, começa por se deixar inspirar pelo “ícone evangélico da visita de Maria a Isabel (Lc 1, 39-56) e centraliza a sua atenção na “resposta à saudação de Maria” que “é dada pelo menino, que salta de alegria no ventre de Isabel.” “O ventre que nos abriga é a primeira «escola» de comunicação, feita de escuta e contacto corporal” – sublinhou o Santo Padre que refere ser esta uma “experiência que nos irmana a todos, pois cada um de nós nasceu de uma mãe”.

Recordando a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” o Papa reafirma que a família “o espaço onde se aprende a conviver na diferença”. Antes de mais as “diferenças de géneros e de gerações” que nos fazem aperceber de que “outros nos precederam” e “nos colocaram em condições de poder existir e, por nossa vez, gerar vida”.

A Mensagem do Papa apresenta a família como um ambiente de comunicação “onde se transmite “aquela forma fundamental de comunicação que é a oração”. É na família que “a maioria de nós aprendeu, em família, a dimensão religiosa da comunicação, que, no cristianismo, é toda impregnada de amor, o amor de Deus” – frisa o Santo Padre que refere ainda que é na família que se vive a “comunicação enquanto descoberta e construção da proximidade” onde se vive a capacidade de “abraçar, apoiar, acompanhar, decifrar olhares e silêncios, rir e chorar juntos, entre pessoas que não se escolheram e todavia são tão importantes”.

A família é também uma escola de perdão – escreve o Santo Padre – o perdão que é “uma dinâmica de comunicação” que permite ensinar uma criança “a ouvir os outros, a falar de modo respeitoso, expressando o seu ponto de vista sem negar o dos outros” permitindo que esta criança se torne num construtor de diálogo e reconciliação na sociedade.

Muito importante nesta Mensagem do Papa Francisco é o espaço dado à comunicação nas famílias com filhos com deficiência e necessidades especiais. Segundo o Santo Padre essa situação numa família pode ser “um estímulo” para ela “se abrir, compartilhar, comunicar de modo inclusivo”.

A família é também apresentada nesta Mensagem como um ambiente onde se pode aprender a “abençoar em vez de amaldiçoar, visitar em vez de repelir, acolher em vez de combater é a única forma de quebrar a espiral do mal, para testemunhar que o bem é sempre possível, para educar os filhos na fraternidade.”

Em relação aos meios modernos de comunicação o Papa Francisco afirma que estes “tanto podem dificultar como ajudar a comunicação em família e entre as famílias”. Dificultam se saturam os momentos de silêncio mas podem favorecer a narrar, a compartilhar, a agradecer, a pedir perdão”.

Assim o desafio que hoje se nos apresenta – escreve o Papa – é aprender de novo a narrar, não nos limitando a produzir e consumir informação. A família não é “um objeto acerca do qual se comunicam opiniões nem um terreno onde se combatem batalhas ideológicas, mas um ambiente onde se aprende a comunicar na proximidade”.

Na sua Mensagem o Papa Francisco apresenta a família não como um modelo abstrato que se aceita ou rejeita, defende ou ataca, como muitas vezes é apresentado pelos meios de comunicação social mas como “uma realidade concreta” um lugar “onde todos aprendemos o que significa comunicar no amor recebido e dado”.

O Santo Padre conclui a sua Mensagem afirmando que a família mais bela “é aquela que, partindo do testemunho, sabe comunicar a beleza e a riqueza do relacionamento entre o homem e a mulher, entre pais e filhos.” O Papa Francisco termina a Mensagem com uma frase para o futuro: “Não lutemos para defender o passado, mas trabalhemos com paciência e confiança, em todos os ambientes onde diariamente nos encontramos, para construir o futuro.”

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, é celebrado no domingo que antecede o Pentecostes. Este ano será a 17 de maio. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário