23 janeiro, 2015

“Deus perdoa sempre” – o Papa na Missa em Santa Marta


(RV) Sexta-feira, 23 de janeiro: A confissão não é um “julgamento”, mas um “encontro” com um Deus que perdoa e esquece todos os pecados – esta a menagem principal do Papa Francisco na homilia da Missa na Casa Santa Marta.

O “trabalho” de Deus é reconciliar, disse o Papa Francisco, comentando a passagem de S. Paulo aos Hebreus, no qual o Apóstolo fala da “nova aliança” estabelecida pelo Senhor com o seu povo eleito.

“O Deus que reconcilia”, afirmou o Papa, escolhe enviar Jesus para restabelecer um novo pacto com a humanidade e o fundamento deste pacto é o perdão.

“Deus perdoa sempre! Não se cansa de perdoar. (…) “Mas, padre, eu não me confesso porque fiz tantas, tantas coisas, que não receberei o perdão...’ Não. Não é verdade. Ele perdoa tudo. “

“Se você estiver arrependido”, Deus perdoa tudo – continuou o Santo Padre que não deixou de referir na sua homilia que muitas vezes a confissão parece mais um julgamento do que um encontro com o Senhor:

“Muitas vezes, as confissões parecem um procedimento, uma formalidade : ‘Pa, pa, pa, pa, pa… Pa, pa, pa… Vai”. Tudo mecânico! Não! Onde está o encontro?   (…) “porque confessar-se não é ir a uma lavandaria para retirar uma mancha. Não! É ir ao encontro do Pai, que perdoa e faz festa”. (RS/BF)

Sem comentários:

Enviar um comentário