13 dezembro, 2014

Papa Francisco: América Latina, continente da esperança



(RV) Era de festa o ambiente na Basílica de S. Pedro no final da tarde de sexta-feira dia 12 de dezembro. O Papa Francisco presidiu à celebração eucarística por ocasião da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe e na sua homilia deixou uma mensagem clara: a América Latina é o continente da esperança. Os cantos da Misa Criolla do compositor argentino Ariel Ramirez animaram a celebração.

Na sua homilia, proferida em espanhol, o Papa Francisco começou por referir que Nossa Senhora de Guadalupe “converteu-se na grande missionária que levou o Evangelho à nossa América”. O Santo Padre afirmou ainda que pela intercessão da Santa Mãe de Deus a fé cristã passou a ser o mais rico tesouro dos povos americanos, pois Nossa Senhora não apenas visitou estes povos mas com eles quis permanecer:

“A Santa Mãe de Deus não apenas visitou estes povos, mas quis permanecer com eles. Deixou impressa misteriosamente a sua imagem sagrada no “manto” do seu mensageiro para que nos recordássemos sempre, tornando-se assim símbolo da aliança de Maria com estes povos, a quem confere alma e ternura.”

“Por sua intercessão, a fé cristã começou a converter-se no mais rico tesouro da alma dos povos americanos, cuja pérola preciosa é Jesus Cristo: um património que se transmite e se manifesta até hoje no batismo de uma multidão de pessoas na fé, na esperança e na caridade de muitos, na preciosidade da piedade popular e também no ‘ethos’ americano, visível na consciência da dignidade da pessoa humana, na paixão pela justiça, na solidariedade com os mais pobres e sofredores, na esperança, por vezes contra toda a esperança.”

O Papa Francisco observou ainda que “nas maravilhas que o Senhor realizou em Maria, Ela reconhece o estilo e o modo de agir de Seu Filho na história da salvação. Superando os juízos mundanos, destruindo os ídolos do poder, da riqueza, do sucesso a todo custo, denunciando a autossuficiência, a soberba e os messianismos secularizados que afastam de Deus, o cântico mariano confessa que Deus se compraz em subverter as ideologias e as hierarquias mundanas.” – afirmou o Papa Francisco.

“Enaltece os humildes, auxilia os pobres e os pequeninos, sacia com bens, bênçãos e esperanças os que confiam na sua misericórdia de geração em geração”.

O Santo Padre na sua homilia afirmou as Bem-aventuranças como síntese primordial da mensagem evangélica que nos faz sentir “impulsionados a pedir que o futuro da América Latina seja forjado pelos pobres e por aqueles que sofrem, pelos humildes, por aqueles que têm fome de justiça, pelos piedosos, pelos puros de coração, por aqueles que trabalham pela paz, pelos perseguidos por causa do nome de Cristo, porque “deles será o reino dos Céus”. Uma exortação do Papa Francisco para uma América Latina que é continente da esperança:

“Fazemos esta exortação porque a América Latina é o “continente da esperança”, porque para ela esperam-se novos modelos de desenvolvimento que conjuguem tradição cristã e progresso civil, justiça e igualdade com reconciliação, desenvolvimento científico e tecnológico com sabedoria humana. Sofrimento fecundo com alegria esperançosa. É possível tutelar esta esperança somente com grandes doses de verdade e de amor, fundamentos de toda a realidade, motores revolucionários de uma autêntica vida nova.”

O Papa Francisco concluiu a sua homilia confiando na misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo único “libertador de todas as nossas escravidões e misérias derivadas do pecado. Ele chama-nos a viver a verdadeira vida, uma vida mais humana, uma convivência como Filhos e irmãos” – afirmou o Santo Padre que implorou à Santíssima Virgem Maria, na sua vocação guadalupana, “para que continue a acompanhar, ajudar e proteger os nossos povos. E para que conduza, pela mão, todos os filhos que peregrinam nessas terras ao encontro de seu Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor”. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário