13 dezembro, 2014

14 e 15 de fevereiro – consistório para a criação de novos cardeais



RV) O Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou nesta quinta-feira que o Papa Francisco vai convocar um consistório para a criação de novos cardeais para os dias 14 e 15 de fevereiro.

O Padre Federico Lombardi falava aos jornalistas, a propósito da reunião do Conselho de Cardeais que decorreu esta semana no Vaticano. Na agenda destas reuniões dos nove cardeais esteve a reforma da Cúria Romana. Este Conselho de Cardeais que foi criado para ajudar o Papa no governo da Igreja tem um novo encontro marcado para os dias 9 a 11 de fevereiro. Nessa ocasião será feita uma reavaliação do estado atual da formulação das orientações e das propostas para a reforma da Curia em modo tal de poder apresentar ao Consistório do Colégio de Cardinalício em programa para os dias 12 e 13 de fevereiro.

O primeiro consistório do pontificado do Papa Francisco decorreu em fevereiro deste ano, com a criação de 18 novos cardeais, 16 dos quais eleitores. Neste momento, são 112 os cardeais eleitores, dos quais menos de metade são da Europa (53), seguindo-se a América (33 - 17 do Norte e 16 latino-americanos), África (13), Ásia (12) e Oceânia (1).

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário