20 dezembro, 2014

Papa: O Senhor marca a diferença entre a liberdade e a escravidão



(RV) Na manhã deste sábado dia 20 de dezembro o Papa Francisco recebeu em audiência a Comunidade Papa João XXIII. Esta comunidade internacional fundada pelo Padre Oreste Benzi tem sede na cidade de Rimini em Itália e dedica-se a viver e promover a partilha direta com os mais carenciados” e a “trabalhar, de maneira não violenta em conformidade com a Doutrina Social da Igreja, para remover as causas que criam injustiças e marginalização”.

Numa Sala Paulo VI plena de alegria e entusiasmo mais de 7000 pessoas congregaram-se para cantar, celebrar e partilhar experiências e testemunhos com os últimos, indefesos e marginalizados da sociedade. As periferias da existência estiveram no Vaticano e saudaram efusivamente o Papa Francisco no seu ingresso na Sala.

O Santo Padre no discurso que lhes dirigiu afirmou que as histórias que ali foram contadas falam de escravidão e de libertação, falam do egoísmo de quantos pensam de construir a existência explorando os outros e da generosidade daqueles que ajudam:

“São experiências que metem luz às tantas formas de pobreza de que, infelizmente, está ferido o nosso mundo; e revelam a miséria mais perigosa, causa de todas as outras: a distância de Deus, a presunção de poder fazer sem Deus.”

Segundo o Papa Francisco é a presença do Senhor que marca a diferença entre a liberdade do bem e a escravidão do mal. A presença do Senhor alarga os horizontes e a fé move montanhas tal como o sabia bem D. Oreste Benzi, fundador da vossa comunidade – afirmou ainda o Santo Padre.

“Da missão de envolver os adolescentes e interessá-los na pessoa de Jesus, nasceu no servo de Deus D. Oreste Benzi a ideia de organizar para eles um encontro simpático com Cristo, ou seja, um encontro vital e radical com Ele como herói e amigo, mediante testemunhos de vida vivida que mostrassem em pleno a mensagem cristã, mas em modo alegre e mesmo brincalhão.”

O Papa Francisco concluiu o seu pequeno discurso pedindo que a Eucaristia seja o coração das Casas-Família da Comunidade Papa João XXIII presentes em 34 países. A todos os presentes desejou um Bom Natal pleno de amor e alegria. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário