20 dezembro, 2014

Papa: Presépio e Árvore de Natal são mensageiros de luz, esperança e amor

 

(RV) A árvore de Natal, proveniente de um bosque da província de Vibo Valentia, Catanzaro, no sul da Itália, é um presente ao Santo Padre como auspício de esperança por um futuro de crescimento e paz. A árvore tem 25 metros e meio de altura, 55 centímetros de diâmetro e pesa quase 8 toneladas.

O presépio, proveniente de Verona, nordeste da Itália, é inspirado na lírica. Trata-se de uma doação feita ao Papa pela Fundação “Verona pela Arena”, que representa a cenografia da obra “Elixir de Amor”. O presépio é composto de umas vinte estátuas de barro, de tamanho natural, com vestes e acessórios, resistentes às intempéries.

O Papa Francisco recebeu em audiência as delegações das duas regiões e explicou-lhes que no presépio e na árvore encontramos sinais sugestivos para os cristãos mas também uma mensagem válida para todos:

“Chamam a atenção para o Mistério da Encarnação, o Filho Unigénito de Deus fez-se homem para nos salvar e a luz que Jesus levou ao mundo com o seu nascimento. Mas o presépio e a árvore tocam o coração de todos, inclusive de quem não crê, porque fala de fraternidade, de intimidade e de amizade, chamando os homens do nosso tempo a redescobrirem a beleza da simplicidade, da partilha e da solidariedade.”

 O presépio e a árvore trazem uma mensagem de luz, esperança e amor que convida a darmos lugar a Deus na nossa vida:

“Ele não vem com arrogância a impôr a sua potência, mas aferece-nos o seu amor omnipotente através da frágil figura de um menino. O presépio e a árvore trazem uma mensagem de luz, de esperança e de amor.”

A nova iluminação da Cúpula e da fachada da Basílica de S. Pedro consiste num moderno sistema, composto por 315 lâmpadas Led, que ressaltam as estruturas arquitetónicas e as cores da obra de Michelangelo. Os responsáveis pela instalação do novo sistema dizem que a nova iluminação permitirá uma economia energética de cerca de 70%.

No momento da inauguração da nova iluminação o Cardeal Angelo Comastri, Vigário Geral do Papa para a Cidade do Vaticano afirmou que “da Gruta de Belém parte um raio de luz, que ilumina a Cúpula de S. Pedro e a fachada da Basílica Vaticana. A vida de Pedro está indissoluvelmente ligada a Jesus. Pedro veio a Roma, onde derramou o seu sangue, dando à Igreja de Roma a continuidade da missão que Jesus lhe confiou: ‘Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja’ ” – afirmou o Cardeal Comastri na cerimónia de inauguração do presépio e da árvore de natal na Praça de S. Pedro.
(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário