24 dezembro, 2014

Terra Santa: milhares de cristãos em Belém. Patriarca Twal visitou Gaza



(RV) Em Roma é já grande a expectativa para a grande celebração da Vigília de Natal desta noite na Basílica de S. Pedro. O Papa Francisco presidirá à celebração que será transmitida para todo o mundo. Poderá ver e ouvir no site da Rádio Vaticano: radiovaticana.va. Como aperitivo para este dia de vigília o Santo Padre escreveu na sua conta twitter @pontifex a seguinte mensagem: “Procuremos escutar e fazer silêncio, para deixar espaço à beleza de Deus.”

Entretanto, Belém na Terra Santa transforma-se nesta noite no centro da cristandade. Segundo informações veiculadas pela agência Sir e que citam D. William Shomali, bispo auxiliar de Jerusalém e vigário patriarcal para a Palestina foram emitidas 700 autorizações pelas autoridades israelitas para cristãos de Gaza para que possam celebrar o Natal em Belém. Mais de 25 mil foram as autorizações concedidas aos cristãos da Cisjordânia.

O Patriarca latino de Jerusalém, Fouad Twal, esteve em Gaza em Visita Pastoral no passado domingo dia 21 tendo celebrado Missa na Paróquia da Sagrada Família, onde, segundo as suas palavras citadas pela agência Zenit entre "almas marcadas por dificuldades e dores" encontrou "a pequenez guardada pelo Senhor".

O Patriarca refere à agência Fides ter encontrado uma “igreja unida com os nossos fiéis que vivem uma forte comunhão também com os cristãos ortodoxos.” D Twal afirma ainda que “em Gaza não encontras a grandeza do mundo e a potência efêmera do Senhor. Um pequeno grupo de almas marcadas por circunstâncias difíceis e dolorosas, que colocam as suas esperanças em Jesus. É a imagem do verdadeiro Natal”.

Inspirado nas Escrituras, o Patriarca latino de Jerusalém afirmou ainda que "sempre nos comoveu ler nos Evangelhos que Maria e José não encontraram lugar na estalagem, e que Jesus Menino nasceu numa gruta. Hoje, entre os milhões de refugiados, existem muitas crianças que  ficariam muito felizes por poder dormir numa gruta como aquela na qual nasceu o Salvador. Para elas seria quase um luxo” – concluiu o Patriarca Twal. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário