04 novembro, 2016

Papa celebrou Missa em sufrágio de cardeais e bispos falecidos




(RV) Na manhã desta sexta-feira dia 4 de novembro o Papa presidiu na Basílica de S. Pedro a uma Missa em sufrágio dos Cardeais e Bispos que faleceram no decorrer do último ano.

São estes os nomes dos cardeais e bispos, particularmente, lembrados nesta Eucaristia: o Cardeal George-Marie-Martin Cottier, OP, o Cardeal Giovanni Coppa, o Cardeal Loris Francesco Capovilla, o Cardeal Silvano Piovanelli, o Cardeal Franciszek Macharski, e também o Cardeal Carlo Furno.

Partindo do Salmo proposto pela liturgia que nos diz “Misericordioso e piedoso é o Senhor”, o Santo Padre referiu na sua homilia a bondade misericordiosa do Pai à qual confiamos os cardeais e bispos recordados nesta Missa, em particular, o seu testemunho cristão e sacerdotal.

Francisco recordou que no mês de novembro a “piedade cristã dedica à recordação dos fiéis defuntos” uma especial atenção, suscitando na comunidade eclesial “o pensamento da vida para além da morte” consubstanciado no pensamento do encontro definitivo com o Senhor.

Trata-se do caminho para “Casa do Pai” que teve início quando nascemos e quando recebemos o Batismo – sublinhou Francisco – um caminho que para os sacerdotes tem um ato de adesão mais profundo com a expressão: “eis-me aqui”. Uma expressão que todos nós pronunciamos na hora da morte unidos a Jesus que morreu confiando o seu espírito ao Pai.

No final da sua homilia o Papa Francisco recordou os bispos e cardeais que faleceram neste último ano afirmando que foram “pastores do rebanho de Cristo” que dedicaram a sua vida a Deus e aos irmãos”.

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário